Cresce a busca por soluções sustentáveis nas empresas

A palavra sustentabilidade nunca esteve tão em alta como nos últimos tempos. Sustentabilidade é um compromisso com o futuro. Investir em ações sustentáveis, além da preservação do meio ambiente, também pode significar economia. E é por isso que, hoje, as empresas estão cada vez mais se tornando sustentáveis. No Ceará, essa busca tem crescido e o Governo do Estado, ainda de forma tímida, começa a dar início a um cenário de transformação.
Para o advogado João Victor Fernandes, especialista em direito empresarial, a sustentabilidade empresarial é a busca pelo equilíbrio econômico com a preservação do ambiente em que está inserida a empresa e pelo desenvolvimento social através das medidas adotadas. “Uma empresa sustentável deve ser financeiramente eficiente através de modelos de produção que se atenham a possibilitar a renovação do ambiente, de forma a permitir que todas as pessoas envolvidas (colaboradores e clientes) sejam beneficiadas direta ou indiretamente. Em qualquer das vertentes traçadas pelas empresas que desejam se tornar sustentáveis, a busca pela transparência, ética e responsabilidade são os pilares para evolução”, destaca.
As vantagens empresariais obtidas pela modernização e qualificação dos processos baseados em sustentabilidade são ilimitadas, considera o advogado. Segundo ele, a implementação da sustentabilidade do ambiente empresarial de forma estratégica permite às empresas atingirem melhorias diversas, em focos antes não acessados. Esse processo de modernização começa quando as considerações econômicas ambientais e sociais são consideradas do processo de tomada de decisões.
“Não se pode enganar que as ações sustentáveis visam apenas a melhoria do ambiente para clientes e colaboradores. Para além dessa possibilidade as melhorias são sempre direcionadas a aumento dos ganhos com a melhor eficiência nos custos”, afirma João Victor.
Sobre como implementar essas práticas, o advogado explica que as possibilidades são muitas, no entanto, a empresa pode partir de soluções mais fáceis às mais complexas. Por exemplo, trocar utensílios de plástico por reutilizáveis, utilizar energias renováveis e material reciclável. Também é importante pensar o lado social, e isso acontece quando a empresa estimula a diversificação e inclusão de pessoas da comunidade local.
“Quando falamos da importância em estimular a diversificação e inclusão nos quadros da empresa, em incluir pessoas da comunidade em que a empresa o interesse é um. Integrar diferentes perfis de colaboradores de modo a que a equipe represente de forma compatível a diversidade da população atendida pela empresa. Tal atitude aumenta o nível de retenção da empresa, tanto em relação aos clientes, como em relação aos funcionários, garantindo uma equipe duradoura, reduzindo o passivo trabalhista e os custos de recontratações frequentes”, explica.

Reputação
O advogado cita que o fortalecimento da reputação da empresa por demonstrar respeito ao seu público e seus colaboradores são, geralmente, o primeiro aspecto experimentado quando os processos sustentáveis são trabalhados da forma correta e em paralelo à estratégia da companhia. “Importante destacar que o fortalecimento da reputação da empresa não se limita apenas aos colaboradores e clientes, mas também, a parceiros e mais importante, a investidores”, esclarece.
“Em nenhuma hipótese deve uma empresa abrir mão do foco no seu produto ou serviço para implementar processos sustentáveis, deve sim, de forma estratégica desenvolver sua produção e seus procedimentos a fim de que todas as melhorias tragam melhora no desempenho geral, na sua eficiência, na produtividade e, consequentemente retorno financeiro”, completa.

Mercado
Além da economia com opções mais difundidas como utilização de materiais recicláveis ou reciclados e de energias renováveis, uma empresa que aposta em desenvolvimento sustentável ganha mais destaque no mercado. O especialista em direito empresarial observa que, em paralelo, com visão ao aspecto econômico e financeiro, as políticas adotadas na tomada de decisões da empresa, a alta perspectiva de sobrevida da empresa com planos que melhoram a rentabilidade, o foco na redução de passivos e prejuízos, melhora diretamente a relação com investidores ou pessoas diretamente afetadas pela atividade da empresa.
“Inclusive, já existem indicadores nas maiores bolsas de valores do mundo que apontam as empresas mais comprometidas com desenvolvimento sustentável, até mesmo na B3, Bolsa de Valores do Brasil, com o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Não podemos nos enganar que este cenário atinge apenas grandes corporações, sendo necessário entender que estas demandas são atualmente determinantes para resultados e realização de novos negócios em todo o mundo e, cada vez mais se aproximam da realidade de médias e pequenas empresas”, destaca João Victor.

Assessoramento
De acordo com o advogado, o primeiro passo para a implementação de políticas sustentáveis dentro de uma empresa, é o assessoramento jurídico. João Victor explica que o objetivo é que as alterações sejam feitas de forma segura sem gerar passivos.
“A melhora na eficiência da empresa passa diretamente pela redução dos custos e, atualmente, uma opção sustentável e eficiente é a utilização de energias renováveis como a utilização de energia solar. O alto custo de instalação dessa energia é um obstáculo que por muitas vezes impossibilita a sua adesão por inúmeras empresas. Neste cenário, analisando as necessidades e expectativas de um cliente e comparando-as com as possibilidades disponíveis, fomos capazes de, através de elaboração e revisão de contratos, análise para filtrar bons parceiros, implementar energia solar em uma rede de farmácias cearense sem a necessidade de qualquer investimento em placas, imóvel e manutenção, garantindo redução dos custos operacionais da empresa, assegurando um papel sustentável, com a segurança jurídica necessária ao negócio”, detalha.

O post Cresce a busca por soluções sustentáveis nas empresas apareceu primeiro em O Estado CE.

By Samanta Abdala

Veja Também!