Usuários de ônibus relatam bloqueio das carteiras de estudante 2019 antes do previsto em Fortaleza


Documento tinha validade até esta segunda-feira (31). Por conta do erro, carteirinhas de 2020 já começaram a funcionar. Estudantes contaram com a ajuda de outros usuários para pagar a passagem nos coletivos.
Natinho Rodrigues
Nesta segunda-feira (31), passageiros que utilizam o transporte público de Fortaleza relataram prejuízo após a carteira estudantil de 2019 ser bloqueada antes do previsto. Com isso, os usuários precisaram pagar o valor cheio da passagem para seguir viagem. A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) confirmou a validade do documento antigo até o dia 1° de setembro.
Em nota, o órgão informou que o bloqueio foi um erro de sistema. e que os estudantes prejudicados serão ressarcidos automaticamente em forma de crédito na carteira de estudante. Devido ao erro, os passes de 2020 já começaram a valer a partir desta segunda-feira.
Afetado pelo problema, o universitário Matheus Moreira, 20, foi pego de surpresa e, para seguir viagem, contou com o apoio dos outros passageiros, além da sorte. “Uma pessoa estava com vale-transporte e pagou a minha passagem. Para que ela não ficasse no prejuízo, dei o dinheiro que tinha no bolso. Eu raramente ando com dinheiro já que coloco crédito na carteira. Hoje, foi o que me salvou”, disse.
O estudante, que cursa Música na Universidade Estadual do Ceará (Uece), ainda tentou usar a carteira de 2020 mas, como ela só deve valer a partir de amanhã, não teve sucesso. Matheus relembra que a alternativa oferecida pelos funcionários do ônibus foi seguir até o terminal de integração, onde os usuários poderiam pagar a passagem em dinheiro nos guichês de atendimento.
“Como pagaram para mim, não precisei fazer isso. Mas em compensação, na volta, vou precisar sacar dinheiro porque tudo o que tinha trocado dei para a moça que me ajudou”, ressalta.
Similar a Matheus, a estudante de direito Caroline Mendes, 32, também contou com a solidariedade dos passageiros para chegar ao trabalho. “Mas nem todo mundo conseguiu” lamenta. “O pessoal do ônibus com vale estava ajudando quem tinha dinheiro e nessa consegui que alguém pagasse no passe para mim. Mas no ônibus que estava pelo menos umas quatro pessoas desceram porque só estavam com o crédito na carteirinha e não tinham trocado”, explica Caroline.
Ela foi orientada a seguir viagem até o terminal de ônibus. “O motorista me falou ainda que o bloqueio estava acontecendo pela manhã e não era a primeira vez. Ele disse que não recebeu nenhuma orientação da empresa de como ia ser feito”, conta a estudante.
Prorrogação
Há duas semanas, a Etufor anunciou a prorrogação da validade das carteiras estudantis de 2019 até o dia 31 de agosto e informou que os créditos serão automaticamente transferidos para o documento deste ano. Para o aluno que ainda não solicitou a carteira de estudante de 2020 e não realizou a biometria facial, a Etufor recomenda que acesse o site da Prefeitura de Fortaleza.
Segundo a Etufor, a entrega dos documentos é de responsabilidade das entidades estudantis e a logística de distribuição prevê que as entidades distribuam nas escolas, universidades e faculdades.
Caso a carteira já tenha sido entregue à entidade estudantil, o estudante deve entrar em contato com a secretaria da escola/universidade ou com a entidade para receber o documento.
As entidades estão organizando horários para a entrega diretamente ao aluno. Para informar-se sobre o endereço e contato da entidade estudantil, acesse a relação das entidades estudantis cadastradas.

By Samanta Abdala

Veja Também!