Sistema de Inteligência artificial criado no Ceará promete mais rapidez no diagnóstico da Covid-19

Para auxiliar profissionais da saúde no diagnóstico de Covid-19 em pacientes suspeitos, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) desenvolveu um sistema de inteligência artificial que utiliza exames de raio-x, uma ferramenta acessível nos hospitais e clínicas. A realização do projeto foi fruto da parceria de quatro pesquisadores da Sesa, da Universidade de Fortaleza (Unifor) e da Universidade de Lisboa (ULisboa).

Reprodução

A Secretaria da Saúde afirmou que o projeto proporciona mais agilidade no diagnóstico da doença, já que “o sistema criado em modelo computacional é baseado no aprendizado de máquinas, para segmentar, detectar e classificar automaticamente a Covid-19 através dos atributos correspondentes à doença, visualizados nas imagens de raios-x do tórax das pessoas”.

Explicando tecnicamente, “a plataforma funciona a partir de redes neurais pré-treinadas, tipos de sistemas de computação que funcionam como neurônios do cérebro humano”. Ainda em fase de testes, os pesquisadores analisaram 150 exames de raio-x feitos em pacientes saudáveis, com pneumonia ou Covid-19.

Para Francisco Nauber Gois, pesquisador da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) da Sesa e idealizador da plataforma, a proposta é que a ferramenta auxilie no enfrentamento à pandemia no estado, e para além disso, que seja expansível a outras patologias, sendo mais um recurso nos hospitais e clínicas.

A plataforma ainda precisa ser validada por um especialista da área da saúde. Visando o aperfeiçoamento do projeto, a Secretaria da Saúde promete a criação de um aplicativo pelo qual as imagens poderão ser avaliadas em tempo real pela inteligência artificial, garantindo ainda mais celeridade no diagnóstico.

Fonte: Publico A

O post Sistema de Inteligência artificial criado no Ceará promete mais rapidez no diagnóstico da Covid-19 apareceu primeiro em O Estado CE.

By Samanta Abdala

Veja Também!