Restaurantes devem funcionar até 23 horas na 4ª fase de retomada da economia no Ceará; data ainda não é confirmada


Associação Brasileira de Bares e Restaurantes diz que horário foi acertado com o governo. Fase 4 está prevista, até o momento, para começar em 20 de julho em Fortaleza Restaurantes devem funcionar em horário estendido se a 4ª fase for liberada em Fortaleza
Helene Santos
Apesar de os bares permanecerem fechados na quarta fase do plano de retomada da economia no Ceará, os restaurantes devem passar a funcionar até 23 horas, de acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Ceará (Abrasel-CE). Atualmente, os estabelecimentos podem funcionar a partir das 9h para trabalhos internos e das 11h às 16h para clientes.
A fase 4 está prevista, até o momento, para começar em 20 de julho em Fortaleza, já que a cidade está atualmente na etapa 3. Apesar disso, o governador Camilo Santana ainda não informou se a fase 4 começa, de fato, na segunda-feira.
“Os restaurantes vão abrir até as 23 horas, isso foi um acerto nosso com o Governo do Estado, mas ainda não foi anunciado”, diz Rodolphe Trindade, presidente da entidade.
Com pandemia, 1,8 mil restaurantes devem fechar definitivamente em Fortaleza, diz Abrasel
Camilo Santana anuncia aulas presenciais fora da 4ª fase de retomada da economia no Ceará
“Nós ainda vamos conversar com o Flávio Ataliba (secretário executivo de Planejamento e Orçamento da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará), para saber se terá algum ajuste de protocolo. A abertura até as 23 horas começaria na segunda-feira, com limitação de público a 50% da capacidade”, pontua Trindade.
De acordo com o presidente da Abrasel-CE, a associação deve se reunir hoje com o Governo do Estado para ter mais informações sobre a nova fase. “É preciso preparar as equipes, tem funcionários que ainda estão afastados nos moldes da Medida Provisória 936 e eu imagino que será preciso trazê-los de volta. Tem muitos restaurantes que ainda não reabriram porque a operação apenas durante o dia não compensa”, destaca.
Ele reforça que quanto mais tempo os estabelecimentos levam para reabrir, mais difícil fica a retomada. “Quanto mais tempo a gente demora a voltar, mais tempo leva pra conquistar a confiança dos clientes. Se eu retorno mais cedo, minha equipe consegue se adequar mais cedo”, destaca Rodolphe Trindade, afirmando ainda que “mais tempo de estabelecimentos fechados representa ainda menos recursos para manter o negócio e manter os funcionários, além de menos recursos para custear uma retomada segura, garantindo todos os EPIs necessários”.
Camilo Santana fala sobre a fase 4 de retomada da economia
Bares ainda fechados
O governador anunciou na manhã desta quarta-feira (15) que as aulas presenciais e série de atividades foram excluídas da lista de segmentos que podem funcionar na próxima fase do plano de retomada, a etapa 4. Além das aulas, bares, cinemas, academias, shows e espetáculos não têm data prevista de volta.
Camilo ressaltou que haverá um comitê que realizará reuniões para decidir qual será o melhor momento das atividades.
“Vamos avaliar, discutir, o comitê vai se reunir com esses segmentos e vai avaliar a forma híbrida (nas escolas), uma parte presencial”, comentou Camilo sem estimar possíveis datas para volta das aulas presenciais ou dos demais setores citados.
O gestor afirmou durante a entrevista ao Sistema Verdes Mares que além das escolas, shows, espetáculos, academias e bares estão fora da próxima fase do plano de retomada da economia no Estado. “Além das escolas, devem ser mantidos fora [da 4ª fase], shows, eventos, espetáculos, além de cinemas, bares e academias que serão reavaliados”, disse.
Initial plugin text

By Samanta Abdala

Veja Também!