MUNDO UNIFOR: André Carvalhal defende moda sustentável e com propósitos sociais


Durante a palestra houve desfile de coleções idealizadas por alunos e professores do curso de Design de Moda Carvalhal debateu sobre os impactos sociais e ambientais oriundos da produção têxtil, alertando para uma nova consciência.
Ares Soares/Unifor
O Mundo Unifor 2017 recebeu como convidado o empresário de moda André Carvalhal, ex-gerente de Marketing da Farm, co-fundador da plataforma Malha, rede colaborativa de moda, e diretor criativo da marca Ahlma. A palestra aconteceu nesta quarta-feira, 18, reuniu cerca de 650 pessoas na Praça Central da Universidade e contou com a mediação da professora Priscila Medeiros, do corpo docente do curso de Design de Moda Unifor, bem como desfile organizado por alunos e professores da graduação.
Com palestra intimista e com foco na sustentabilidade, Carvalhal destacou os impactos sociais, culturais e ambientais da moda, como a produção e o descarte acelerado das peças de roupa e em como a falta de representatividade da indústria pode ter efeitos negativos em relação às pessoas que não se encaixam no antigo “padrão”. “Além da venda, o profissional da moda tem papel em tentar reverter algo que esteja acontecendo de errado no mundo. Isso que eu chamo de ‘moda com propósito’. Só vamos chegar em um caminho novo se nos livrarmos desses padrões”, conclui.
Para o convidado, todas as pessoas devem ser classificadas como “co-criadoras do mundo”, por possuírem papel relevante na construção e nas transformações do planeta, principalmente no que se refere à indústria da moda, com destaque para o amadurecimento do consumidor.
O palestrante também compartilhou com o público experiências e filosofias sobre seu trajeto na área de marketing e moda e explicou sobre o processo de criação dos livros “A Moda imita a vida” (2014) e “Moda com Propósito” (2016). “Nas aulas que dava, pedia para as pessoas fazerem perguntas. (…) Identifiquei que os questionamentos se repetiam, então percebi que perderia grande oportunidade se não fizesse um livro a partir daí”, explica.
Em resposta às perguntas do público, Carvalhal também deu dicas e conselhos de como pequenos símbolos e ações de baixo custo podem se tornar grandes estratégias de marketing, fator decisivo na criação do conceito de qualquer marca. “O marketing tem papel importante para comunicar o valor de qualquer produto de moda e do porquê da marcar merecer espaço”, ressaltou.
Carvalhal foi recebido na Unifor com desfile organizado pelos alunos e professores do curso de Design de Moda, que foi elogiado pelo palestrante por carregar conceitos de representatividade e sustentabilidade, assuntos frequentes na palestra e no bate-papo com o público. O convidado também foi surpreendido pela decoração do palco, que constava com as roupas ganhadoras do Dragão Fashion Brasil, com as coleções “Soul Frida en Viva Los Muertos”, inspirada na artista plástica mexicana Frida Khalo e vencedora do primeiro lugar do concurso de 2016, e “Suelo Secreto”, coleção que possui o Peru como inspiração e conquistou segundo lugar em 2017.
Mais informações: mundo.unifor.br

By Samanta Abdala

Veja Também!