Maia engaveta fim do foro privilegiado há 18 meses

Geraldo Alckmin é um exemplo para
todos nós
Rodrigo Maia, presidente da Câmara, sobre o ex-governador indiciado por corrupção

Mofa há mais de 18 meses, na gaveta do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, a proposta de emenda constitucional que acaba com o chamado foro privilegiado, que protege mais de 58 mil “autoridades” no País, incluindo integrantes do Ministério Público. A proposta de Álvaro Dias (Pode-PR) já foi aprovada no Senado e está pronta para ser votada desde dezembro de 2018, mas Rodrigo Maia não a coloca na pauta.

Políticos, a menor parte
Por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), no caso dos políticos, o foro privilegiado está limitado aos crimes cometidos no exercício do cargo e em razão dele.

PEC limita foro a cinco
A proposta de Álvaro Dias restringe o foro privilegiado ao presidente, seu vice e os presidentes da Câmara, do Senado e do Supremo (STF).

Juízes metem medo
O corregedor da OAB, Ary Raghiant Neto, citado pelo Blog do Tamanini, acha que políticos resistem fortalecer o juiz de primeiro grau, previsto na PEC.

Querem ser privilegiados
Maia parece solidário aos políticos sob suspeita que querem dar peso, na PEC, a medidas cautelares que os livre de mandados de prisão.
Sangramento parou
O presidente do Sebrae, Carlos Melles, observa o estancamento na queda de faturamento de micro e pequenas empresas.

Falta muito
“O resultado positivo sinaliza um tímido movimento de recuperação, mas ainda estamos longe de vencer a crise”, diz o presidente do Sebrae.

Gradual
O estudo da CNT observou o primeiro resultado positivo desde fevereiro; e o setor registrou crescimento de 4,6% já em maio.

Monoglotas, go home
Candidatos a cargos de ministro devem atentar para um requisito muito valorizado pelo presidente Bolsonaro: falar outra língua, especialmente o inglês. Ele considera um valor fundamental no atual mundo globalizado.

Ele tem autoridade
Ex-presidente do STF, Carlos Ayres Britto, que comandou grande parte do julgamento do Mensalão, participa de live com o tema “Perspectivas no Cenário Anticorrupção”, do Instituto Não Aceito Corrupção. Será hoje (20).

Quinto no comando
Ministros indicados pelo Quinto Constitucional comandarão o TST nos próximos cinco anos: Cristina Peduzzi, atual presidente, e Emmanoel Pereira são oriundos da Advocacia, e Lélio Bentes do Ministério Público.

Cidadão tungado
Para o especialista em eficiência hídrica Wagner Carvalho, o aumento de 3,4% na conta do paulista não reflete as condições que vivemos. Há bairros que não têm saneamento, mas a Sabesp cobra pelo serviço.

Apenas um factoide
À procura de pretextos para seguir ignorando investigações de corrupção na Prefeitura de Recife, controlada pelo seu partido, o deputado João Campos (PSB), em quinto nas pesquisas para prefeito, lança, nesta segunda (20), a “Frente em Defesa da Renda Básica”, a 334ª do Congresso.

Diferenças regionais
O Amazonas foi a única unidade da Federação a registrar queda no valor da gasolina na primeira quinzena de julho: -1,44%. Já o Acre teve o maior aumento no preço no período, 5,4%, diz pesquisa da ValeCard.

Privatiza, já
No Fórum Brasil Export, o diretor do departamento de novas outorgas políticas regulatórias portuárias do Ministério da Infraestrutura, Fábio Teixeira, disse o melhor caminho para portos públicos é desestatização.

Novo normal
A TAP atualizou seu cronograma de voos com as operações até final de agosto, incluindo o retorno da ligação direta entre o Rio de Janeiro e Porto. Com isso, a TAP atenderá cinco destinos no Brasil em seis diferentes rotas.

Pensando bem…
…a semana começa hoje, mas no Congresso “acaba” amanhã.

O Romanée-Conti de R$6 mil que o marqueteiro Duda Mendonça ofereceu a Lula, após ser eleito presidente, escandalizou muita gente que sabia do apego do petista a pinga com cambucy. Mas Lula conhecia bons vinhos fazia tempo. Quando foi libertado do Dops, nos anos 1980, o jornalista Mino Carta (genial criador de Veja, IstoÉ e CartaCapital, entre outros) convidou Lula e Marisa para jantar. E abriu um magnífico Brunello de Montalcino, que guardara durante vinte anos para uma “ocasião especial”.

O post Maia engaveta fim do foro privilegiado há 18 meses apareceu primeiro em O Estado CE.

By Samanta Abdala

Veja Também!