Josué Eraldo da Silva comenta da elaboração de projetos no sistema BIM

Na opinião do empresário e CEO da construtora Jacitara, Josué Eraldo da Silva, o sistema BIM pode contribuir com a resolução de projetos, ao invés de durante a obra através da tecnologia e a integração. Através dele é possível resolver um problema sem que ele passe despercebido, mesmo quando ocorre é possível resolvê-lo rapidamente. Evitando assim futuros custos em uma obra.

De acordo com Josué Eraldo da Silva, o BIM não é um software, mas um novo conceito na elaboração de projetos de construção. E não trata-se de uma ferramenta de modelagem em 3D, porém, o BIM é uma definição e uma forma de gestão da informação que aplica diferentes sistemas. É realizado uma gestão sobre as informações de forma eficiente.

A utilização do BIM auxilia quanto ao levantamento de materiais e na orçamentação da construção entregando a possibilidade de trabalhar com outros parâmetros além dos usuais, espessura, comprimento e altura, especificados em projetos 2D em plantas baixas e cortes. No BIM, você pode incluir dados no projeto como materiais, custos, fabricantes e outras propriedades que serão úteis para o processo de construção.

Combatendo as planilhas manuais, o BIM permite que as informações sejam extraídas de modo simples e possam ser atualizadas sem grandes dificuldades. Tendo em mãos uma informação mais precisa dos quantitativos torna o processo de construção menos suscetível à desperdício de materiais.

Para que os profissionais envolvidos em uma obra possam acessar e editar as informações simultaneamente, economizando tempo e evitando problemas de comunicação que acarretam em erros, desperdício e atraso nas obras.

Imagine a seguinte situação:

É preciso realizar a mudança do material do piso ou do acabamento de uma alvenaria, e esse processo demanda um tempo não usual, o sistema BIM pode permitir que mais materiais sejam estado em em curto prazo.

Para Josué Eraldo da Silva, a orçamentação passa a ser muito mais detalhada, gerando maior confiabilidade e ajuda a reduzir possíveis erros. Dessa forma, o sistema age como um auxílio para o profissional integrado ao setor de engenharia.

É importante entender que esse sistema requer um estudo mais apropriado, com a finalidade de gerar resultados mais satisfatórios é preciso entender a solução que o BIM pode oferecer para um canteiro de obras, onde será possível cumprir prazos com mais facilidade, sem gastos adicionais dentro do orçamento, é possível também evitar acidentes e também poderá contribuir diretamente com toda a qualidade proporcionada para a obra.

By Samanta Abdala

Veja Também!