Hospital de Saúde Mental realizou mais de 10 mil atendimentos emergenciais até 2024; veja em quais situações procurar a unidade

O Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), referência em tratamento psiquiátrico sob a gestão da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realizou 10.806 atendimentos de emergência e 6.464 nos ambulatórios especializados ao longo de 2024. De acordo com o diretor-geral do HSM, o psiquiatra Davi Queiroz de Carvalho Rocha, a unidade oferece cuidado intensivo a pacientes com transtornos mentais graves, especialmente durante crises agudas.

Os serviços do hospital são voltados para pacientes em sofrimento psíquico agudo ou com transtornos mentais graves e persistentes que não respondem bem aos tratamentos convencionais. O atendimento emergencial funciona 24 horas por dia, enquanto os ambulatórios especializados são destinados ao tratamento de transtornos de difícil controle. “Esses pacientes são acompanhados até que seus sintomas sejam estabilizados. Após isso, são encaminhados para outros níveis de atenção assistencial, garantindo cuidado contínuo”, explica Davi.

Um exemplo é R.M.S, de 51 anos, diagnosticada com transtorno afetivo bipolar grave. Ela foi internada duas vezes no HSM, em 2021 e 2022, devido a episódios de depressão e euforia intensos. R.M.S elogia o cuidado recebido no hospital, que incluiu suporte psiquiátrico, medicação, acompanhamento psicológico e assistência social. “Este hospital me ajudou a retornar para casa e reconstruir minha vida e meu casamento”, celebra.

Após receber alta, R.M.S foi orientada a continuar o tratamento na rede secundária, especialmente no Centro de Atenção Psicossocial (Caps), para evitar novas crises. “Hoje, estou mais forte mental e espiritualmente”, conclui.
 
Segundo o diretor Davi Queiroz, para pessoas que estão estáveis com medicação ou que não possuem transtornos mentais graves e persistentes, a orientação é buscar atendimento primário ou secundário, como postos de saúde e Centros de Atenção Psicossocial (Caps), para acompanhamentos regulares.

Fundado há 61 anos, o Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto é a única unidade psiquiátrica que oferece atendimento de emergência 24 horas para pacientes com transtornos mentais graves em crise. Ao chegar à emergência, os pacientes são avaliados por psiquiatras e encaminhados, quando necessário, para atendimentos ambulatoriais ou internação. O hospital dispõe de 180 leitos, sendo 160 para transtornos mentais gerais e 20 para dependentes químicos, além de 33 ambulatórios especializados.

Em 2023, o HSM registrou 22.448 atendimentos na emergência, 2.525 internações e 16.593 assistências ambulatoriais. Os casos mais frequentes na emergência foram relacionados a transtornos mentais devido ao uso de substâncias, seguidos por esquizofrenia, psicose, transtorno afetivo bipolar e depressão.

O hospital também opera dois hospitais-dia: o Elo de Vida, para dependentes químicos, e o Lugar de Vida, para pacientes com transtornos mentais estáveis. Essas unidades oferecem atendimento multidisciplinar durante o dia, permitindo que os pacientes retornem para casa à noite. Em 2023, os hospitais-dia atenderam 328 pacientes, prevenindo hospitalizações.

Integrante da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do SUS, o HSM colabora na criação de leitos psicossociais no Ceará e na desinstitucionalização de pacientes de manicômios judiciários, facilitando o retorno dessas pessoas para suas residências com o apoio do Ministério Público e outros órgãos competentes.

By Samanta Abdala

Veja Também!