Em razão de pandemia profissionais da comunicação trabalham em regime de Home Office

Com a propagação do covid-19 ao redor do mundo, diferentes profissões foram afetadas a ponto de suas rotinas serem totalmente mudadas. Uma delas foi o jornalismo, que enfrentou diversas dificuldades, a tal ponto de alguns veículos impressos funcionarem com poucos indivíduos ou até mesmo todos trabalhando a partir de casa. Os impactos dessa questão de certa forma foram diminuídos graças aos aparatos tecnológicos que ajudaram muitos na profissão e de certa forma introduziram em vários espaços o jornalismo Home Office. Apesar disso, essa maneira de trabalhar a distância não surgiu em decorrente da atual pandemia, ela já vinha sendo praticada e discutida a alguns anos.

Esse método era bastante usado por freelancers que tiravam proveito das novas tecnologias para trabalhar a distância, principalmente em áreas como social media, produtor de conteúdo para web e profissional de Marketing e Propaganda.
Mas de acordo com o jornalista e professor Ronaldo Salgado que se considera um crítico sobre a questão, o trabalho em campo e do repórter é essencial para profissão ter mais consolidação nas informações “O trabalho do repórter em campo, no contato direto com as fontes de informações, é fundamental para não só consolidar o jornalismo como uma das mais importantes instituições a serviço da sociedade, mas de sobretudo para dá mais veracidade as informações”.

A percepção sobre o jornalismo Home Office mudou um pouco após o início da pandemia, grandes empresas de comunicação começaram a abraçar o método para dá segurança aos seus funcionários. Diante disso, inúmeros jornalistas tiveram que encarar enormes dificuldades, onde uma delas é a própria checagem de informações que ficou muito mais difícil avaliar a veracidade de certos fatos sem o trabalho de campo.

Outra questão também discutida é o controle de rotina, a divisão dos afazeres de casa com o trabalho. Mas nem tudo é obstáculo, algumas vantagens que esse novo cotidiano traz, é a redução de gastos para as empresas de comunicação como energia, água, telefone, vale alimentação, onde o custo teve uma redução notável. Outra grande vantagem é não haver deslocamento do profissional para a empresa, isto requer perca de tempo, estress. Trabalhar em casa para muitos está sendo uma experiência muito agradável, porque dar oportunidade de um convívio maior com a família.

Diante disso, discussões começaram sobre o futuro do jornalismo após a pandemia, principalmente em relação se o método adotado nesse momento deverá continuar. Para o professor e jornalista Ronaldo Salgado que reconhece a grande importância da tecnologia na expansão da profissão; ao término da pandemia e normalização da situação, o jornalismo deve voltar a campo e tentar aliar a tecnologia com a pesquisa no local. “É preciso ainda reconhecer a importância da presença física do repórter no local que estão ocorrendo os fatos que precisam de cobertura”.

O post Em razão de pandemia profissionais da comunicação trabalham em regime de Home Office apareceu primeiro em O Estado CE.

By Samanta Abdala

Veja Também!