Acesso ao crédito

Uma dura realidade brasileira: a falta de acesso ao crédito ainda afeta 81% das micro e pequenas indústrias, apontou o 10º Boletim de Tendências do setor, feito pelo Datafolha a pedido do Sindicato da Micro e Pequena Indústria (Simpi). O número caiu em relação ao levantamento anterior – feito de 6 a 14 de agosto e que apontava que 83% dessas empresas não conseguiam empréstimos -, mas ainda mostra uma piora ante os meses anteriores, quando essa porcentagem alcançou 79% na última quinzena de junho e chegou a cair para 76% no final de julho. Dos entrevistados, 41% afirmaram que a situação financeira da empresa está regular (mesmo percentual da pesquisa anterior), enquanto outros 34% disseram que a situação financeira da companhia está boa ou ótima (contra 30%). Já o número de empresas que consideram que a situação financeira está ruim ou péssima caiu de 29% para 25% na mesma relação. A pesquisa mostra também que 23% das micro e pequenas indústrias estão usando o cheque especial para honrar seus compromissos, queda de dois pontos percentuais em relação ao levantamento anterior.
O fato é que é preciso garantir melhores condições para que essas empresas sobrevivam a este período difícil, de maneira a assegurar os empregos que elas geram e, assim, amenizar o impacto da pandemia no já conturbado quadro social e econômico nacional.
Ademais, é preciso repensarmos a carga tributária e a burocracia excessiva para abrir novos negócios ou expandir os já existentes, de modo a dar mais agilidade à economia.

EDITORIAL

O post Acesso ao crédito apareceu primeiro em O Estado CE.

By Samanta Abdala

Veja Também!