Lives música clássica, teatro e dança estão na programação do fim de semana


Em tempos de pandemia, o melhor programa pode acontecer dentro de casa. Confira as melhores atrações gratuitas e virtuais até o domingo. Com a necessidade de distanciamento social, as lives se tornaram parte da programação cultural. Nesta semana, o público pode conferir desde festivais de música clássica a espetáculos teatrais de forma gratuita, por meio de plataformas digitais.
Até dia 26 de julho, o festival de música clássica Eleazar de Carvalho apresenta a sua XXII edição e convida maestros e profissionais da área para ministrar oficinas e realizar apresentações musicais.
Em Fortaleza, a Prefeitura promove shows de artistas cearenses nas redes sociais. Cineteatro São Luiz e Centro Cultural Dragão do Mar também oferecem atrações virtuais gratuitas. O público poderá ainda reviver os melhores momentos do Festival Expocrato 2018/2019 com a programação especial da TV Verdes Mares.
No teatro, o fim de semana será agitado. O Grupo Mirante de Teatro Unifor apresenta o espetáculo infantil “A Cigarra e a Formiga” no próximo sábado (18). Já o Grupo Nóis de Teatro se inspira na literatura para apresentar seu novo espetáculo “Despejadas”, baseado na obra “Quarto de Despejo”, de Carolina Maria de Jesus.
Confira mais detalhes da programação cultural abaixo:
Hungria
Sexta (17),
Às 19h, no Youtube
Chitãozinho e Xororó
Chitãozinho & Xororó
Divulgação / Music Box Brasil
Sexta (17)
Às 22h15, no Youtube
Durval Lelys
Durval Lelys
André Carvalho/Ag Haack
Sábado (18)
Às 16h, no YouTube
Felipe Araújo com Ferrugem
Sábado (18)
Às 15h, no YouTube
Babado Novo
Sábado (18)
Às 17h, no Youtube
Limão com Mel
Sábado (18)
Às 20h, no Youtube
Exibição do filme “Distante”
O Cineteatro São Luiz exibe o curta-metragem “Distante” nesta quinta-feira (15), às 20h, no Youtube. Com sete minutos de duração, a obra filmada no distrito de Taiba, do município de São Gonçalo do Amarante, conta a breve história da distância entre um pai e seu filho que encontra o silêncio. A exibição faz parte da faixa de programação “Semana do Audiovisual Cearense” do São Luiz, que todas as quintas coloca em cartaz um filme cearense.
Espetáculo “Despejadas”
O Grupo Nóis de Teatro exibe seu novo espetáculo inspirado no livro “Quarto de Despejo”, de Carolina Maria de Jesus, nesta quinta-feira (16), às 22h, na TV Unifor. Os textos da autora se misturam às experiências de vida das mulheres negras do coletivo, numa crítica social irônica e debochada de um Brasil desigual que atravessa o tempo.
Exibição do filme “Professor”
Filme Professor será exibido virtualmente pelo Cinema Dragão do Mar
Divulgação
O Cinema do Dragão traz mais uma estreia para sua sala na plataforma Cinema Virtual nesta quinta-feira (16). O drama “Professor”, dirigido e roteirizado por Adam Dick, conta a história de James Lewis, um professor de inglês que, ao presenciar uma briga, começa a notar que um de seus alunos é alvo de constante provocação. Para resolver a situação, ele precisa enfrentar os agressores mas vai acaba se envolvendo em mais perigos. A sessão custa R$ 24,90 e pode ser compartilhada em até 3 diferentes dispositivos simultâneos, entre computador, celular, tablet e smart TV.
Espetáculo “Lança”
O espetáculo de dança “Lança” terá reestreia e voltará a ficar disponível on-line a partir desta sexta-feira (17), às 10h, nas plataformas virtuais da Vila e no Youtube. A apresentação será seguida por debate entre a coordenadora da Escola Pública de Dança, Marina Carleial, e diferentes professores e coreógrafos participantes dos trabalhos apresentados.
Sons do Mercado
A Prefeitura de Fortaleza realiza o projeto “Sons do Mercado – edição virtual”, nesta sexta-feira às 17h, no Instagram, Facebook e YouTube. Os shows musicais, antes promovidos no Mercado dos Pinhões e no Mercado da Aerolândia, agora acontecem nas redes sociais de músicos cearenses. Nesta sexta-feira, se apresentam Trio Danado de Bom no Instagram.
Exposição “Vitrine”
Disponível a partir desta sexta-feira (17), “Vitrine” é uma seleção de 72 peças da produção gráfica de divulgação das atrações do Cineteatro São Luiz, elaborados pelo designer cearense Yuri Leonardo (no período de 2017 a 2019) e que foram posicionadas tanto na vitrine física do equipamento, na rua Major Facundo, 500, em Fortaleza, quanto nas redes digitais. A exposição pode ser conferida no site do Cineteatro.
Espetáculo “A Cigarra e a Formiga”
O espetáculo é uma versão original do Grupo Mirante de Teatro Unifor baseado na obra clássica “A Cigarra e a Formiga”. A montagem estará disponível a partir deste sábado (18), às 17h, no YouTube. Nela, os atores cantam, dançam e interpretam diversas canções, tendo como enredo uma história onde o cantor da floresta, uma Cigarra muito vaidosa, se apaixona pela Formiga e se propõe a ensinar-lhe a arte do canto. A peça versa sobre arte, diferenças, solidariedade, amor, respeito, determinação, disciplina e, sobretudo, a superação dos próprios limites.
Sons do Ceará – “Monocromático” de Miguel Cordeiro
Neste sábado (18), às 21h, Miguel Cordeiro tem um trabalho musical autoral com influências do Folk e do Rock. Nesse apanhado, o músico nos convida a ouvir o cotidiano num ambiente universal sob uma visão intimista. São pensamentos/emoções que transcendem as ruas, as casas e os bares. A apresentação pode ser assistida no canal do Youtube.
Edição Especial Expocrato 2018/2019
Show Piromusical de abertura do Festival Expocrato
Up Movies
Neste domingo (19), após Domingo Maior, a TV Verdes Mares apresenta uma Edição Especial Expocrato 2018/2019 no domingo. O evento reuniu mais de 40 atrações durante nove dias, no Crato.
Festival Eleazar de Carvalho
A XXII Edição do Festival Eleazar de Carvalho teve início no último domingo (12) e segue até o dia 26 de julho com uma programação especial envolvendo a música clássica brasileira. As atrações podem ser conferidas na TV Unifor canal 181 da NET e canal da TV Unifor no Youtube.
A 21ª edição do Festival Eleazar de Carvalho segue até o dia 21 de julho.
Ares Soares/Divulgação
Na quinta (16), os interessados podem assistir uma oficina de Contrabaixo com o facilitador Robert Black, seguido de uma apresentação musical com o Contrabaixo. O Maestro Rodrigo Vitta ministra uma Aula de Regência na sexta-feira (17), a partir das 14h. Às 19h, o grupo Sinfonias e Concertos realiza uma apresentação musical. No sábado (18), o Festival oferece uma Aula Canto, às 14h, com o facilitador Marcelo Okay, seguida de uma apresentação do Coral no Festival. No domingo (19), o evento preparou uma Aula de Piano com Paul Rutman e Max Barros.
Projeto Pôr do Sol Fortaleza, com Carlinhos Palhano
Convidado da terceira live da edição especial “Férias de Julho” do Projeto Pôr do Sol Fortaleza, Carlinhos Palhano toca junto com Hélio Rocha e Felipe Adjafre, neste domingo (19), às 17h. Carlinhos tem preferência por interpretar sambas antigos, especialmente Noel Rosa, Cartola, Ataulfo Alves, Chico Buarque e Lauro Maia. Também é autor de vários sambas, nos quais conta um pouco da história de Fortaleza. A apresentação acontece nos perfis do Instagram @secretariadoturismodefortaleza e @felipeadjafre.
Tudo em Casa Fecomércio
Grupo Pavilhão Fecomércio
Divulgação
Com artistas convidados, o Sesc Ceará preparou uma programação diversificada para se divertir sem sair de casa até o domingo (19). Por meio de suas redes sociais, o público pode acompanhar uma grade cultural variada com apresentações musicais, bate-papos, espetáculos, cordel e exposições. Dentre as atrações estão o show de Ilusionismo com o mágico Philippe Danton, os espetáculos “Canções e Histórias Enquanto Espero o Dia de Amanhã”, com Rodrigo Mercadante (SP), “Maquinista”, com Grupo Pavilhão da Magnólia, “Quando as Máquinas Param”, com o Grupo Imagens de Teatro, e muito mais.
Mais detalhes sobre a programação podem ser conferidos no site.