Jovem do Ceará com síndrome grave realiza sonho de ser escritor e lança o primeiro livro ao sair de UTI; história sensibilizou editora no RJ


Pedro Guilherme é de Fortaleza e recebeu alta hospitalar nesta quarta-feira (11). Cerimônia de lançamento ocorreu na noite de sexta (13), no Ceará. Pedro Guilherme, um jovem cearense de 14 anos, sempre buscou na escrita o caminho para dar asas à imaginação e ser o que quiser. E foi por meio dela que, diante de uma grande batalha que enfrenta pela vida, conseguiu tocar o coração de uma editora em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, e realizar, na noite desta sexta-feira (13), o sonho de ser um escritor com sua primeira obra publicada: “Contos da Minha Nuvem”.
Pedro Guilherme autografa livros durante lançamento em Fortaleza, no Ceará
Tudo começou quando Luciana Cunha se deparou com um vídeo de Pedro nas redes sociais. Ela abraçou o sonho do jovem escritor e doou a parte de editoração, revisão e diagramação do livro, que foi escrito por ele em apenas três meses.
“Fiquei muito feliz e chorei de alegria quando soube que ia conseguir publicar meu primeiro livro. Para mim é uma oportunidade”, disse Pedro.
Pedro Guilherme estava internado e, com a ajuda da mãe, lutava contra quadro de desnutrição grave para poder lançar o seu livro. Na sexta (13), com a presença da editora Luciana, ele pode realizar esse grande sonho, em Fortaleza, no Ceará
Arquivo pessoal (foto 1) e Reginaldo Marinho (foto 2)
Mas ainda era necessário imprimir os mil exemplares para que o jovem, enfim, pudesse ter o sonho nas mãos. Para isso, Luciana criou uma campanha na internet e juntou, em menos de um mês, R$ 10.665,00, ultrapassando a meta, que era de R$ 9.788,00. Mas ainda faltava uma parte importante: Pedro queria estar bem e fora do hospital para fazer o lançamento do livro.
Por causa de uma síndrome, ele luta contra um quadro de desnutrição grave e passa longos períodos internado. Com apenas 25 kg, deu entrada no hospital em janeiro, mas, na quarta (11), recebeu alta e, na sexta, pode lançar a obra no Ecopoint Parque Ecológico, no Jóquei Clube Fortaleza, com direito a noite de autógrafos.
“Semana passada ele estava na UTI e, ontem, quando cheguei aqui em Fortaleza, pra minha feliz surpresa, ele estava ótimo, nem parecia que tinha saído tão recentemente do hospital.”, disse Luciana Cunha, dona da Editora Literar.
Livro publicado pela Literar, de Petrópolis (RJ), autografado pelo jovem escritor Pedro Guilherme, de Fortaleza (CE)
Luciana Cunha
A editora fala sobre o que pode ser encontrado no livro, que já chegou às livrarias, mas, também, pode ser comprado pela internet.
“O que mais impressiona no “Contos da minha nuvem” é que o adolescente deixa sempre um recado de otimismo para os leitores. Chama a atenção o olhar sempre positivo que ele tem”, disse Luciana.
Enquanto ainda estava internado, Pedro enviou um vídeo ao G1 agradecendo a todos. Na ocasião, em entrevista, disse o quanto ama o que faz.
“Quero ser sempre eu mesmo, continuar escrevendo e está tudo perfeito”, diz.
Pedro Guilherme enviou um vídeo agradecendo e desejando receber alta em breve para ir ao lançamento do livro
A síndrome
A mãe de Pedro Guilherme, Karla Lima, de 32 anos, disse que o filho teve uma má formação congênita e, desde a infância, sentia muitas dores abdominais, que só foram descobertas em 2009, quando chegou a perder parte do intestino.
Desde então, ela diz que ele tem dificuldade para absorver os nutrientes e acaba tendo as recaídas. Mas, apesar disso, Karla diz que o filho é muito otimista e cria boas histórias.
“O Pedro é autodidata, escreveu o livro em três meses. Ele é um adolescente muito criativo, além de ser inteligente e extremamente dócil”, conta a mãe, sem economizar elogios ao filho.
Foi ela quem o incentivou a ler e a gostar de histórias. Ele começou com o clássico “O Hobbit” e a partir daí não parou mais. O próprio Pedro disse ao G1 que o criador do Hobbit e da saga do Senhor dos Anéis, autor J. R. R. Tolkien , é o seu preferido.
Karla ressalta que ama a leitura e preza muito pela educação do filho.
“Eu mesma sempre quis ser escritora e hoje me sinto feliz, orgulhosa e honrada de ver o Pedro realizando um sonho que também era meu”, diz.
Pedro Guilherme abraça a mãe, Karla Lima, de 32 anos, durante o lançamento do livro em Fortaleza (CE)
Reginaldo Marinho
Pedro Guilherme tem o sonho de ser escritor e também de viajar pelo mundo
Karla Lima | Arquivo Pessoal
* Estagiário sob a supervisão de Ariane Marques.

By Samanta Abdala

Veja Também!