Ceará em alerta: dois novos casos de gripe aviária sob investigação; descubra

Após descartar a suspeita de gripe aviária em Salitre, Ceará, a Agência de Defesa Agropecuária do estado identificou dois novos casos suspeitos da doença. Uma ave migratória encontrada em Icapuí e aves de criação em Quixadá apresentaram sintomas compatíveis com a gripe aviária, levando a Adagri a enviar amostras para análise no Ministério da Agricultura e Pecuária.
Além disso, a Adagri realiza buscas ativas de casos suspeitos, intensificando o monitoramento nos meses de maio e junho, período de migração de aves. Em caso de confirmação da doença, a agência aciona um plano de contingência que inclui a eliminação das aves afetadas e medidas de monitoramento na região.
O projeto Aves Migratórias da Aquasis ressalta a importância das aves migratórias em estudos sobre a saúde ambiental e defende medidas de vigilância e conservação ambiental baseadas em evidências científicas. Para criadores de aves de subsistência, recomenda-se adotar práticas rigorosas de biosseguridade e comunicar imediatamente às autoridades em caso de suspeita da doença.

By Acontece Ceará

Veja Também!