Enquanto o Brasil acompanha, entristecido, os incêndios florestais, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) liberou R$ 3,8 milhões para ações de combat ao fogo em Mato Grosso do Sul, principalmente na região do Pantanal. Os recursos poderão atender 79 municípios daquele estado que sofrem com as queimadas. O dinheiro será usado para locação de helicópteros, compra de combustível; de equipamentos como mangueiras, esguicho, abafadores, sopradores e piscinas flexíveis; e de máquinas para abertura de aceiros. Aceiros são faixas sem vegetação, que impedem o avanço das chamas. O fato é que essa região passa pela maior seca dos últimos 50 anos e convém que todas as autoridades, bem como os representantes da sociedade civil, se unam para combater os focos que avançam e destroem tudo o que tem pela frente.
Brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), assim como militares das Forças Armadas, já atuam na região em apoio às brigadas locais de combate ao fogo, no que fazem um excelente trabalho, no entanto, dada a dimensão da tragédia, é preciso mais empenho para que as melhores condições de trabalho cheguem para todos os que lá estão. É a união de todos que vai fazer com que a situação se normalize minimante até que a chuva chegue, trazendo alívio imediato e pondo, quem sabe, um fim a esse terrível inferno que ameaça a fauna e a flora de toda a região, bem como a própria vida humana.
EDITORIAL
O post Fogo no Pantanal apareceu primeiro em O Estado CE.
