Ceará atinge menor taxa de contágio por Covid-19 da pandemia e índice segue em queda no estado


Índice está abaixo de 1, o que indica que cada paciente infectado transmite o vírus para menos de uma pessoa. Apenas quatro cidades tem taxa de transmissão média como a do estado
Índice indica que cada paciente infectado transmite o vírus para menos de uma pessoa.
Natinho Rodrigues/SVM
A taxa de contágio do coronavírus no Ceará segue em queda. Desde o dia 23 de junho, o índice chamado de reprodução efetiva de casos (RT) está abaixo de 1, o que indica que cada paciente infectado transmite o vírus para menos de uma pessoa.
Segundo a plataforma IntegraSUS, o Ceará atingiu o menor índice desde o início da pandemia nesta sexta-feira (17), com RT de 0,66. O valor continua o mesmo neste sábado (18). A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) considera níveis de 1 a 0,5 como indicadores de média transmissão.
O Ceará tem 146.375 casos confirmados de coronavírus e 7.172 óbitos em decorrência da infecção. O estado registra ainda taxa de letalidade de 4,9%. A reprodução efetiva pode ser utilizada para analisar o incremento de novos casos. Especialistas indicam que, quando a taxa está abaixo de 1, as cadeias de transmissão podem estar sendo interrompidas.
Todas as regiões de saúde do Ceará registram taxa de contágio menor que 1. A região de Fortaleza é a que tem menor índice, com 0,8 de RT. Já o Litoral Leste e Jaguaribe apresentam a maior taxa de contágio do Estado, registrando nível de transmissão de 0,97.
Apesar das regiões terem nível médio de transmissão, a maioria das cidades ainda tem alta taxa de contágio, chegando em índices maiores que 2. Apenas quatro cidades têm reprodução efetiva em nível médio: Fortaleza (0,88), Maracanaú (0,99), Sobral (0,96) e Juazeiro do Norte (0,99).
Os números do Integrasus no Ceará
Coronavírus no Ceará
Fortaleza concentra as maiores taxas do novo coronavírus, com 39.780 casos confirmados e 3.584 mortes. Nesta semana, a capital registrou uma média móvel de casos 97% menor do que a registrada no pico da transmissão. Fortaleza avança para a fase 4 da reabertura econômica na segunda-feira (20), com algumas exceções: aulas presenciais, bares, academias, eventos e cinemas não serão retomados.
Em seguida no número de casos está a cidade de Sobral, com 8.846 diagnósticos positivos. A principal cidade da Região Norte tem 268 mortes confirmadas pela infecção.
Na Região Metropolitana de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú somam 4.715 e 4.633 casos do novo coronavírus, respectivamente. Em número de óbitos, Caucaia é a segunda do Estado, com 305 falecimentos. Já Maracanaú tem 218 mortes em decorrência da Covid-19.
Juazeiro do Norte, no Cariri, tem 4.580 casos confirmados e 166 mortes. Devido aos índices da pandemia na região, Juazeiro, Crato, Barbalha, Brejo Santo e Iguatu tiveram o regime de lockdown renovado.
Covid-19: média de casos e mortes por dia cai na última semana no Ceará
Veja outras informações da plataforma:
A taxa de ocupação das UTIs cearenses é de 72,21%;
A taxa de ocupação das enfermarias cearenses é de 40,44%;
A letalidade da doença no Estado é de 4,9%
Os números apresentados pela Sesa são atualizados permanentemente e fazem referência à disponibilidade dos resultados dos testes para detectar a presença dos vírus, ou seja, não necessariamente correspondem à data da morte ou do início da apresentação dos sintomas pelo paciente.
Initial plugin text