BNB, imprescindível para o Nordeste!

Este 19 de julho marca o 68º aniversário do Banco do Nordeste (BNB). A cada ano, este dia serve como um ponto de reflexão e de balanço sobre a importância de sua função enquanto indutor do desenvolvimento Regional. Não restam mais dúvidas de que o BNB é um ente imprescindível para a população de uma região que se caracteriza pelo seu diferencial em relação aos demais polos do País, onde as desigualdades regionais se fazem mais presentes e a necessidade da implantação de políticas nesse sentido se fazem cada vez mais importantes.
No contexto da pandemia, o BNB se mostrou absolutamente fundamental e demonstrou sua eficiência em números. O Banco, ao todo, realizou um investimento de R$ 18.4 bi na economia do Nordeste, perfazendo um total de 2,3 milhões de operações. Levando em conta os dados relativos ao Estado do Ceará foram mais de R$ 2 bi em investimentos. Tais cifras revelam a imprescindibilidade do Banco que apesar de tão valoroso trabalho acabou nos últimos meses na mira daqueles que veem nas privatizações e na cartilha neoliberal a única saída viável para a economia, trazendo consigo os aspectos mais danosos da política de compadrio.
O Banco não pode ser vítima de tais desmandos, mas sim deve ser respeitado e valorizado enquanto tal. Ao longo de toda sua trajetória, o BNB já passou por bons e também difíceis momentos e mesmo naqueles de incertezas se evidencia o seu destacado papel de operador de importantes políticas públicas porque, assim como o BNB, são as instituições públicas que acabam por promover o apoio necessário à população, inclusive em momentos críticos como neste momento de pandemia, mas sempre presentes e atuantes em linha de frente e cumprindo o seu papel.
A Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste (AFBNB) ao longo dos seus 34 anos tem estado em constante vigilância contra ameaças e tentativas de interferências , sempre na defesa do BNB e daqueles que constituem o seu maior patrimônio: seus trabalhadores. Seja pautando as demandas dos associados, nas atividades de base ou ainda em sua agenda institucional, o objetivo principal é e sempre foi o fortalecimento do Banco, a garantia e ampliação de seus recursos e a valorização dos trabalhadores.
Que o BNB continue a fomentar o desenvolvimento, gerando não só riquezas e números positivos, mas justiça e dignidade para a vida dos milhões de nordestinos alcançados por trabalho. Vida longa ao BNB!

RITA JOSINA
DIRETORA-PRESIDENTE
DA AFBNB

O post BNB, imprescindível para o Nordeste! apareceu primeiro em O Estado CE.