Barracas de praia terão horário diferente de restaurantes em nova fase da reabertura em Fortaleza; veja detalhes


Informações sobre a nova fase da reabertura foram detalhadas em decreto publicado neste sábado. Barracas de praia de Fortaleza podem funcionar apenas durante o dia na nova fase da reabertura.
Fabiane de Paula/SVM
Com a entrada na fase 4 do plano de retomada, Fortaleza terá a liberação de organização de cinemas drive in (onde se assiste os filmes dentro dos carros). A informação foi confirmada com a publicação de mais um decreto no Diário Oficial do Estado (DOE), no começo da noite deste sábado (18). Outro detalhe trazido pelo texto é que barracas de praia funcionarão em horário diferente de restaurantes.
Ceará atinge menor taxa de contágio por Covid-19 da pandemia e índice segue em queda no estado
Cinema, shows infantis e aulões fitness: confira programação e valores de novo drive-in em Fortaleza
A partir da próxima segunda-feira (20), quando se iniciará a fase 4 na capital, os restaurantes poderão funcionar inclusive em horário noturno, podendo abrir das 6h às 23h, com apenas 50% da capacidade. Já as barracas de praia poderão funcionar apenas das 9h às 16h.
Outro detalhe do decreto é que eventos continuam vedados, mas o estado permitirá a prestação de serviços voltada exclusivamente ao planejamento deles. O decreto determina ainda que a atividade deve observar o limite da capacidade de atendimento presencial, o percentual de funcionários em trabalho simultâneo, bem como todas as medidas sanitárias específicas para o setor.
Além disso, o documento traz mudanças em relação ao que estava previsto anteriormente para as atividades religiosas na capital. Inicialmente, a fase 4 previa a realização das celebrações com 100% da capacidade dos templos, mas o Governo do Estado publicou que os eventos poderão receber apenas 50% do total de fiéis, segundo protocolo e com limite de uma pessoa a cada 12 metros quadrados.
A fase 4, contudo, tem a liberação total do trabalho presencial nas cadeias de alimentação fora do lar, assistência social, comércio de produtos não essenciais, indústria e serviços de apoio, e logística e transporte.
Os setores de educação e turismo também têm a liberação total dos trabalhos presenciais, mas não poderão ter aulas presenciais, eventos em geral, espetáculos e passeios turísticos.
Camilo Santana fala sobre a fase 4 de retomada da economia
Veja como ficam as regiões no plano de retomada econômica:
A capital cearense avança para a fase 4;
Demais cidades da macrorregião de Fortaleza avançam para a fase 3;
Macrorregião do Sertão Central, Litoral Leste/Jaguaribe permanecem na Fase 1;
Região Norte avança para fase 1;
Cidades da região Cariri e Centro-Sul mais afetadas (Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Brejo Santo e Iguatu) seguem em isolamento social rígido, permanecendo na fase de transição da economia.
Covid-19 no Ceará
O Ceará contabiliza 146.972 casos confirmados de Covid-19, com 7.178 mortes registradas em decorrência da doença, conforme dados da plataforma IntegraSUS, atualizada às 17h06 deste sábado (18). O número de pessoas recuperadas chegou a 120.079
A plataforma indica que ainda há 74.456 casos suspeitos e 597 mortes em investigação pela infecção. O Estado soma 383.056 testes realizados para diagnosticar a Covid-19. Das mortes registradas, três foram confirmadas nas últimas 24h.
Fortaleza concentra as maiores taxas do novo coronavírus, com 39.892 casos confirmados e 3.584 mortes. Nesta semana, a capital registrou uma média móvel de casos 97% menor do que a registrada no pico da transmissão.
Em seguida no número de casos está a cidade de Sobral, com 8.942 diagnósticos positivos. A principal cidade da Região Norte tem 268 mortes confirmadas pela infecção.
Na Região Metropolitana de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú somam 4.725 e 4.636 casos do novo coronavírus, respectivamente. Em número de óbitos, Caucaia é a segunda do Estado, com 305 falecimentos. Já Maracanaú tem 218 mortes em decorrência da Covid-19.
Juazeiro do Norte, no Cariri, tem 4.599 casos confirmados e 169 mortes. Devido aos índices da pandemia na região, Juazeiro, Crato, Barbalha, Brejo Santo e Iguatu tiveram o regime de lockdown renovado.
Veja outras informações da plataforma:
A taxa de ocupação das UTIs cearenses é de 72,49%;
A taxa de ocupação das enfermarias cearenses é de 38,40%;
A letalidade da doença no Estado é de 4,9%
Os números apresentados pela Sesa são atualizados permanentemente e fazem referência à disponibilidade dos resultados dos testes para detectar a presença dos vírus, ou seja, não necessariamente correspondem à data da morte ou do início da apresentação dos sintomas pelo paciente.

By Samanta Abdala

Veja Também!