Josué Eraldo da Silva: “O uso de novas tecnologias na construção civil pode te surpreender”

Não é bom poder contar com recursos eficazes para a elaboração de um determinado projeto?

Para Josué Eraldo da Silva, especialista em construção civil e proprietário da Jacitara, a Engenharia é um dos setores que mais inovam, e está presente de forma significativa no PIB Mundial, ela passou por um aumento significativo sobre investimentos tecnológicos capazes de suprir diferentes demandas.

As ferramentas mais populares são:

A Realidade Aumentada;

Novos materiais;

Aplicativos de Gestão de Projetos;

Drones;

Internet das Coisas;

BIM;

Esses recursos tecnológicos tornaram-se basicamente essenciais para a rotina do Engenheiro Civil moderno. Segundo Josué Eraldo da Silva, com o investimento proporcional do aumento de produtividade, o prazo final  e a excelência da realização de projetos passaram a ser mais destacadas pela qualidade almejada.

Um exemplo sobre a tecnologia presente em materiais, é o bioconcreto. Como o termo sustentável está em alta, é preciso que as obras passem a ser mais direcionadas para o mundo limpo, onde a intenção está sobre não gerar resíduos poluentes na natureza.

De acordo com Josué Eraldo da Silva, o bioconcreto trata-se de um material que vem ganhando popularidade, devido a utilização de equipamentos e metodologias ecologicamente corretas passarem a ser recorrentes no setor de construção civil. O bioconcreto foi criado para tornar o canteiro mais sustentável e regenerar as suas próprias rachaduras.

O bioconcreto consiste em uma bactéria bacillus pseudofirmus à mistura de concreto, há produção de carbonato de cálcio — composto que é capaz de selar as fissuras da estrutura. Por consequência, há redução de custos com reparos e mão de obra a longo prazo.

Aplicativos para realizar um cronograma de obras e gerir um projeto também está sendo a “pedida da vez”. Isso porque é possível mudar ou acrescentar novas coisas ao projeto sem se preocupar com a papelada, por exemplo. Sendo um meio viável para compartilhamentos e controle total do projeto facilmente em mãos.

Já deu para perceber que esses exemplos são sustentáveis, não é?

A sustentabilidade está crescendo cada vez mais, o uso da impressora 3D atualmente, também, podem ajudar em na construção civil. Isso porque elas criam objetos a partir de projetos digitais, utilizando a sobreposição de camadas, resinas plásticas e estruturas metálicas, podendo economizar mais tempo, dinheiro e recursos!

Portanto, não fique de fora das inovações tecnológicas no setor de construção civil! Acompanhe as notícias e certifique-se de estar acompanhando o mercado de forma eficaz e produtiva!

By Acontece Ceará

Veja Também!