Série Empreender: Por que investir em Gestão de Pessoas


Um negócio é sempre feito por pessoas, por isso cuidar da equipe é tão importante. Entenda o que é a Gestão de Pessoas e como ela pode ajudar sua empresa a crescer. Com a Gestão de Pessoas, o funcionário não é visto apenas como um instrumento no meio de um processo produtivo, mas como um agente transformador que tem competências, emoções e necessidades pessoais.
Unsplash
O bom gerenciamento de uma empresa, para além dos trâmites financeiros, demanda também uma gestão de pessoas eficaz. Ter uma equipe de colaboradores motivados e em sincronia pode trazer benefícios ao empreender e melhores resultados ao negócio. Seja pequeno, médio ou de grande porte, um dos principais elementos do empreendimento são as pessoas.
Nesse ponto, a estratégia utilizada para gerenciar uma equipe com qualidade diferencia a empresa dos seus concorrentes. De acordo com o professor de gestão do Senac Ceará, Jean Ricardo, a gestão de pessoas envolve o desenvolvimento de competências e habilidades individuais, trabalho em equipe, treinamento, comunicação, motivação e engajamento que podem alavancar os negócios.
“O sucesso ou fracasso de uma organização depende do seu capital humano, por isso é fundamental o cuidado com os funcionários, uma vez que, estando motivados e satisfeitos com seu trabalho, podem alcançar melhores rendimentos e possibilitar também o crescimento da empresa”, aponta.
Mas qual a diferença entre Recursos Humanos e Gestão de Pessoas? Os dois estão diretamente ligados e apresentam muitas semelhanças, pois o RH é responsável por dar suporte nas ações com as pessoas que fazem a empresa com recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, reter talentos e alinhamentos aos negócios, e a Gestão está ligada ao relacionamento interpessoal que os líderes de uma empresa mantém com os seus liderados, além de cuidar da rotina trabalhista e da dinâmica de documentos do Departamento Pessoal, perpassando todas as áreas de uma organização.
O RH é um departamento responsável pelo desempenho dos funcionários desde a admissão, entrevistas e monitoramento, conhecendo todos que integram a empresa e com o que trabalham. Já a Gestão de Pessoas está mais relacionada à administração desse capital intelectual, desenvolvimento das habilidades dos colaboradores, estando relacionada à liderança.
Para Celi Mendes, professora de Gestão do Senac Ceará, o autoconhecimento é primordial nesse processo para transformar uma equipe formada por pessoas diferentes em uma unidade. “É preciso conhecer a empresa e a equipe, estar junto dos colaboradores, saber as particularidades de cada integrante para construir uma equipe coesa e bem-sucedida. Para alcançar metas, mais do que nunca, é fundamental conhecer seus liderados e trabalhar a autoestima deles dentro da empresa. Não adianta dizer que ganha sozinho, ninguém tem sucesso sem uma equipe integrada”, explica.
Por este motivo, a gestão de pessoas é tão importante, o funcionário não é visto apenas como um instrumento no meio de um processo produtivo, mas é percebido como um agente transformador que tem competências, emoções e necessidades pessoais. E é papel da empresa investir no desenvolvimento desse profissional, identificando potencialidades que o motivem a desempenhar suas funções cada vez melhor.
Cuidados em forma de serviços
Através de uma ação de relacionamento com as áreas de recursos humanos e gestão de pessoas das empresas do comércio de bens, serviços e turismo, o Sistema Fecomércio e o Sesc Ceará oferecem serviços que contribuem para a qualidade de vida dos trabalhadores, estimulando a saúde, bem-estar, educação e lazer para eles e seus dependentes. Além de levar atendimentos de educação em saúde para as empresas, o Sesc permite que os colaboradores tenham acesso ao Cartão Sesc de forma gratuita, ofertando atendimento em clínicas, restaurantes, teatros, shows, espetáculos, esportes, academias, escolas, cursos, bibliotecas, hotéis, turismo, assim como cursos do Senac com condições diferenciadas.
Acompanhe a série Empreender:
O que saber antes de abrir um negócio
Como e porque registrar uma empresa
Qual a importância de fazer um plano de negócios
Como analisar e melhorar a saúde financeira de uma empresa

By Acontece Ceará

Veja Também!