Série Empreender: Como analisar e melhorar a saúde financeira de uma empresa


Um ponto determinante para as empresas serem bem-sucedidas é transformar a análise dos números em um planejamento financeiro Indicadores auxiliam os gestores a avaliar processos e tomar decisões seguras.
Unsplash
De acordo com dados do Mapa Brasil, divulgados pelo Ministério da Economia, no segundo quadrimestre de 2020 foram abertas 1.114.233 empresas, porém, no mesmo período, 331.569 fecharam. Inúmeros são os motivos para o encerramento dessas atividades, seja pelos impactos da pandemia ou por questões gerenciais, a saúde financeira de uma empresa é peça fundamental tanto na manutenção diante de desafios como nas perspectivas de crescimento.
De acordo com Henrique Gonzaga, gerente executivo do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC) da Fecomércio Ceará, para avaliar a saúde financeira de uma empresa é necessário medir rentabilidade e capacidade de geração de caixa. “Rentabilidade está ligado à sua capacidade em gerar valor, ou seja, lucro sobre as operações de sua empresa. Geração de caixa está ligado a capacidade das empresas em tornar seus ativos líquidos, ou seja, disponíveis para pagar suas obrigações junto aos fornecedores e sócios”, aponta.
Em um mercado cada vez mais competitivo, quem não analisa constantemente os resultados e indicadores em busca de ajustes ou melhorias, poderá não alcançar longevidade nos negócios. Para isso, a principal fonte de informação está na contabilidade. Henrique destaca a análise da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) que aponta o lucro líquido, principal medida de rentabilidade, assim como o Fluxo de Caixa, que aponta para todas as receitas e despesas inerentes ao negócio, possibilitando ter segurança financeira para realizar operações.
“Para que o empresário possa estar atento a esses sinais é sempre importante acompanhar e, se possível, comparar constantemente seus indicadores com os de seus concorrentes e avaliar seu negócio e decisões”, analisa.
Os principais sinais de que a saúde financeira de uma empresa pode não estar indo bem são lucro baixo comparada à média do segmento, prejuízos acumulados e baixa liquidez, conversão do produto ou serviço em dinheiro para o negócio.
Para entender melhor a situação financeira e saber as possibilidades diante dos desafios no gerenciamento, o empresário tem os indicadores que podem sinalizar que algo não está dando certo. Esses indicadores auxiliam os gestores a avaliarem processos diversos e a tomarem decisões seguras e até antecipadas.
Na análise de rentabilidade:
Lucro Líquido % (quanto maior melhor);
Margem de Contribuição (quanto maior melhor);
EBITDA – Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (quanto maior melhor)
Despesas % (quanto menor melhor);
Na análise de sua capacidade de geração de caixa:
Prazo médio de pagamento (quanto maior melhor);
Prazo médio de recebimento (quanto menor melhor);
Prazo médio de estoque (quanto menor melhor);
Nível de endividamento (quanto menor melhor);
Um ponto determinante para as empresas serem bem-sucedidas é transformar a análise dos números em um planejamento financeiro, reduzindo danos e projetando uma evolução. Para isso, busque sempre melhorara os indicadores, conheça o montante necessário para manter sua empresa, os valores que irão ser recebidos e os pagamentos a serem realizados, além da consolidação de um bom capital de giro. “Quanto melhor a situação de seus indicadores comparado a de seus concorrentes, melhor sua situação perante ao mercado”, explica Henrique.
Sustentabilidade das empresas
Como uma forma de reduzir gastos dos empresários, proporcionando sustentabilidade em seus negócios, a Fecomércio Ceará disponibiliza vantagens e benefícios para o empreendedor através do Cartão do Empresário. Entre os serviços, atividades e produtos disponíveis estão descontos na aquisição de veículos, cursos e consultorias Senac, faculdades, acesso ao restaurante Sesc, condições especiais em telefonia móvel, plano de saúde, certificação digital e soluções fiscais.
Para saber mais sobre o cartão clique aqui.
Acompanhe a série Empreender:
O que saber antes de abrir um negócio
Como e porque registrar uma empresa
Qual a importância de fazer um plano de negócios

By Acontece Ceará

Veja Também!