Relembre os dois vazamentos do Enem no Ceará

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que três questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 serão anuladas após identificar relatos de antecipação de itens semelhantes aos aplicados na prova, com possíveis vazamentos no estado do Ceará. Essa, no entanto, não foi a primeira vez em que isso aconteceu.

No Enem deste ano, um estudante de Medicina de Sobral, no interior do Ceará, divulgou em uma transmissão ao vivo que havia antecipado questões quase idênticas às do Enem 2025, o que gerou repercussão. A suspeita levou ainda uma mãe de candidata a formalizar denúncia ao Ministério Público Federal (MPF), preocupada com a integridade do processo seletivo.

O Inep, com isso, acionou a Polícia Federal (PF) para investigar a suspeita de vazamento, que pode configurar uma quebra de sigilo ou ato de má-fé, e apurar a autoria da divulgação. De acordo com o órgão, nenhuma das questões foi apresentada exatamente na mesma forma, mas as circunstâncias levaram à anulação para garantir a lisura do exame.

Em 2011, uma ocorrência semelhante chamou a atenção. O MEC decidiu anular as notas de 639 alunos do Colégio Christus, em Fortaleza, que fizeram a prova. Todos tiveram que refazer a avaliação, nas datas reservadas para pessoas privadas de liberdade e jovens em medidas socioeducativas. Isso porque questões do Enem coincidiram com questões em apostilas distribuídas pela escola. As questões não foram retiradas do exame nacional, que continuou valendo para o restante dos candidatos.

A medida foi tomada após o MEC, por meio do Inep, identificar que materiais entregues aos estudantes semanas antes da prova continham dez itens idênticos e um semelhante aos aplicados nos dias do Enem. À época, o colégio afirmou que as perguntas presentes nas apostilas faziam parte de um banco de dados alimentado por docentes, estudantes e ex-alunos, utilizado na produção de simulados. A escola ainda assinalou que o fato de o Enem realizar pré-testes de itens abria a possibilidade de que determinadas questões circulem antes do exame oficial.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 registrou presença de aproximadamente 70% dos candidatos nos dois dias de aplicação, segundo balanço divulgado no último domingo (16) pelo Ministério da Educação (MEC). A segunda etapa do exame, realizada hoje, contou com questões de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, distribuídas em 90 itens resolvidos ao longo de cinco horas.

O ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Inep, Manuel Palácios, apresentaram os dados em entrevista coletiva. O MEC informou que não houve intercorrências graves durante a aplicação deste domingo.

Cerca de 1,7 mil candidatos foram eliminados no segundo dia por motivos diversos, como descumprimento de regras do edital. Neste ano, o Enem teve mais de 3,9 milhões de inscritos, número 11% maior do que em 2024 e 38% superior ao registrado em 2022.

Em Belém, Ananindeua e Marituba (PA), a aplicação ocorrerá nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP30, que coincide com o período regular do exame.

O gabarito oficial será publicado nesta quinta-feira, 20 de novembro. Já a reaplicação ocorrerá nos dias 16 e 17 de dezembro para candidatos que enfrentaram problemas logísticos. O prazo para solicitar a nova data será de 17 a 21 de novembro.

As notas finais do Enem podem ser usadas para acesso a universidades públicas, em diversas modalidades; para concorrer a bolsas de estudo integrais e parciais em universidades privadas; para pleitear o crédito estudantil para o pagamento das mensalidades de faculdades privadas; para ingresso sem vestibular em faculdades; para estudar em Portugal; para autoavaliação pelos treineiros; e para certificação de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência nessa etapa do ensino básico.

Com informações da Agência Brasil

Acontece Ceará

Veja Também!