O “Coisa-Ruim” no Nordeste

Região com mais estados no Brasil, o Nordeste, que já passou por uma fase dramática, com capitais como Fortaleza e Recife com alto número de casos, já no início da pandemia, vê, agora, a média móvel de novas infecções e mortes por coronavírus se estabilizar. Em Fortaleza, por exemplo, a média de óbitos chegou a 14, número bem menor que o registrado em 15 de junho: 53,7. A capital cearense viu também a média móvel de casos cair de 451 para 129 no mesmo período. Salvador e Recife são outros bons exemplos de queda nessas taxas. Os dados de Sergipe e Piauí, onde a epidemia tardou a chegar, preocupam, mas a tendência é de estabilização na maioria dos estados.

De volta ao plenário. Presidengte Sarto afirmou que a Alece está preparada para o retorno gradual às atividades presenciais. Ele explicou que a casa passa por um segundo processo de sanitização (esterilização) e que funcionários terceirizados, servidores, imprensa, assessores e parlamentares que retornarão presencialmente fazem o teste biológico (PCR) iniciado no fim de semana e concluido nesta segunda-feira (20).

INSS em mudança
A Presidência da República deu tratos finais à bola recebida pelo INSS para cuidar de diversas categorias atendidas por aquele instituto.
Primeiro
A mudança imediata diz respeito ao tempo de recolhimento para contagem. Antes, um dia ou dois eram contados para aposentadoria. Hoje, um dia trabalhado vela o mês.
Segundo
O benefício de peso será de apenas um salário mínimo e só será pago ao presidiário que estiver recolhido. Não vale pra quem estiver em regime semiaberto ou outro.
Caducando
Sem acordo, medida provisória que altera a legislação trabalhista durante a pandemia corre risco de caducar. Texto volta à Câmara após mais de mil emendas e divergências no Senado.
O sol da gente
O Banco do Nordeste contratou, nos primeiros seis meses deste ano, R$ 50 milhões no âmbito do FNE Sol Pessoa Física, correspondendo ao total de 1.687 operações.
Pouco, melhor que nada
Realizadas com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), as contratações alcançaram valor médio de R$ 29,5 mil por operação.
Inconsequência
Mesmo com 1.720 casos confirmados e 24 óbitos por conta da covid-19, o prefeito de Itarema, Eliseu Monteiro, foi flagrado em bares abertos na cidade. Eliseu liberou geral.
Dúvidas em Sobral
Comerciantes estão promovendo desobediência civil, dispondo em calçadas nos entornos do mercado público, produtos que vendiam em seus boxes antes da pandemia. Tem gente achando que tem política de segunda pra desafiar o prefeito.

O post O “Coisa-Ruim” no Nordeste apareceu primeiro em O Estado CE.

By Samanta Abdala

Veja Também!