Inmet alerta para ‘potencial perigo’ por baixa umidade em 128 cidades cearenses


As regiões que apresentam as mais baixas umidades são: Sertão Central, Inhamuns, Jaguaribe, Norte e Noroeste cearenses. Tempo seco gera alerta de ‘potencial perigo’ em 128 das 184 cidades cearenses
Gabriella Ramos/G1
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (28), um alerta de “potencial perigo” para 128 dos 184 municípios cearenses, ou seja, 69,56% do território do Estado. O aviso é válido até amanhã (29), às 18h. Com o tempo mais “seco”, há um risco maior de incêndios florestais e danos para a saúde humana.
Nesta classificação de “potencial perigo”, a umidade relativa do ar varia entre 20% a 30%. As regiões dentro desta classificação são: Sertão Central, Inhamuns, Jaguaribe, Norte e Noroeste cearenses.
Por outro lado, não há nenhum município em “perigo”, quando a umidade relativa do ar gira em torno de 12% a 20%. No último final de semana, este alerta chegou a 65 municípios.
A gerente de meteorologia da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Meiry Sakamoto, aponta que o interior do Estado, especialmente na região Centro-Sul, é a área onde a umidade relativa do ar costuma apresentar índices mais baixos nessa época do ano.
“Encerrada a estação chuvosa, se tornam comuns os dias com céu claro, com poucas nuvens, assim, a temperatura máxima, que é aquela registrada por volta das 14 horas, tende a ser ligeiramente mais alta e, nesses períodos de alta temperatura, a umidade relativa do ar, ao contrário, pode cair a níveis preocupantes do ponto de vista de saúde”, observa Sakamoto.
Outros fatores que contribuem para a taxa de umidade relativa do ar ser mais preocupante no interior é a continentalidade, ou seja, a distância do oceano. Além disso, os ventos mais fortes ajudam a aumentar a evapotranspiração da vegetação, já castigada pelo solo seco e a falta de chuvas, explica a meteorologista.
No litoral cearense, a umidade proveniente da evaporação da água do mar, que é transportada ao continente pelos ventos, torna este fenômeno menos agravante. “A princípio, as pessoas não precisam se preocupar tanto com esses índices nesta região”, completa a meteorologista.
Riscos
Neste segundo semestre, o Corpo de Bombeiros alerta para o perigo das queimadas, sobretudo a prática ilegal de queimar um terreno antes de plantar, como preparação do solo. “Isso ainda é muito comum no interior do Estado”, aponta o tenente-coronel Nijair Araújo.
“A maioria (dos incêndios) são de focos clandestinos e criminosos, pela ação do homem, destruindo a natureza, flora e fauna. O calor e os ventos tornam ainda fáceis de se alastrarem. A gente tem que trabalhar, além da questão educativa, a questão punitiva”, acredita o militar.
O alergologista e imunologista Cícero Inácio, aponta que a baixa umidade do ar também pode causar problemas de saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. “É comum a secura das mucosas nasais, exacerbação de conjuntivites alérgicas, dermatite atópica, asma e rinite alérgica”, cita.
O médico orienta para o consumo de líquido, “principalmente água”, enfatiza, e evitar exposição em horários mais quentes, das 10h às 16h, usar hidratante para a pele e, se possível, de algum tipo de umidificador de ambiente.
Municípios em “Potencial Perigo” no último alerta:
Abaiara
Acopiara
Aiuaba
Alcântaras
Altaneira
Alto Santo
Antonina Do Norte
Aracoiaba
Ararendá
Araripe
Aratuba
Arneiroz
Assaré
Aurora
Baixio
Banabuiú
Barbalha
Barro
Baturité
Boa Viagem
Brejo Santo
Campos Sales
Canindé
Capistrano
Caridade
Caririaçu
Cariré
Cariús
Carnaubal
Catarina
Catunda
Cedro
Choró
Coreaú
Crateús
Crato
Croatá
Deputado Irapuan Pinheiro
Ererê
Farias Brito
Forquilha
Frecheirinha
General Sampaio
Granja
Granjeiro
Graça
Groaíras
Guaraciaba Do Norte
Hidrolândia
Ibaretama
Ibiapina
Ibicuitinga
Icó
Iguatu
Independência
Ipaporanga
Ipaumirim
Ipu
Ipueiras
Iracema
Irauçuba
Itapiúna
Itatira
Jaguaretama
Jaguaribara
Jaguaribe
Jaguaruana
Jardim
Jati
Juazeiro Do Norte
Jucás
Lavras Da Mangabeira
Limoeiro Do Norte
Madalena
Mauriti
Milagres
Milhã
Missão Velha
Mombaça
Monsenhor Tabosa
Morada Nova
Mucambo
Mulungu
Nova Olinda
Nova Russas
Novo Oriente
Ocara
Orós
Pacujá
Palhano
Parambu
Paramoti
Pedra Branca
Penaforte
Pereiro
Piquet Carneiro
Pires Ferreira
Poranga
Porteiras
Potengi
Potiretama
Quiterianópolis
Quixadá
Quixelô
Quixeramobim
Quixeré
Reriutaba
Russas
Saboeiro
Salitre
Santa Quitéria
Santana Do Cariri
Senador Pompeu
Sobral
Solonópole
São Benedito
São João Do Jaguaribe
Tabuleiro Do Norte
Tamboril
Tarrafas
Tauá
Tejuçuoca
Tianguá
Ubajara
Umari
Varjota
Viçosa Do Ceará
Várzea Alegre

By Acontece Ceará

Veja Também!