Incêndio atinge vegetação em terreno do aeroporto de Juazeiro do Norte no Ceará; vídeo


De acordo com os bombeiros, o fogo já foi controlado e não chegou a afetar a pista de pousos e decolagens do terminal. Incêndio atinge terreno do Aeroporto de Juazeiro do Norte
Um incêndio em vegetação foi registrado, na tarde desta sexta-feira (25), dentro da área pertencente ao aeroporto de Juazeiro do Norte, no Ceará. A fumaça provocada pelas chamas prejudicou a visibilidade dos motoristas que precisaram trafegar por uma avenida que passa ao lado do terminal. O fogo já está sob controle.
O G1 entrou em contato com a administração do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes para saber se o incêndio gerou atraso nos voos programados para a tarde desta sexta-feira e aguarda resposta.
Fumaça provocada pelas chamas pode ser vista próximo ao terminal de embarque e desembarque
Corpo de Bombeiros
De acordo acordo com o Corpo de Bombeiros, o local atingido pelo fogo fica distante da pista de pousos e decolagens apesar de se concentrar dentro da área de circunscrição do aeroporto.
Situação de emergência ambiental
Neste ano, o governador Camilo Santana decretou estado de emergência ambiental para combate aos incêndios florestais. Esta é a primeira vez na história do Ceará que um decreto como esse é decretado no estado. Geralmente, a medida ocorre para outras adversidades, como escassez hídrica ou inundações. A medida está publicada no Diário Oficial e fica válida até janeiro de 2021.
Com a decisão, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) pode contratar brigadistas ambientais para atuação nas 28 unidades de conservação estaduais. As previsões de períodos mais críticos se dão, normalmente, através de portarias do Ministério do Meio Ambiente (MMA) ou decretos federais.
Neste cenário, o decreto estadual potencializa ações estabelecidas em 16 de julho, em nível federal, em determinação que proíbe o uso do fogo em áreas rurais por um período de 120 dias. Em 2019, o decreto havia sido publicado no fim de agosto com duração de 60 dias. Neste ano, a medida foi decretada em julho, com o dobro do tempo.

By Acontece Ceará

Veja Também!