Hidratação sua aliada no cuidado do seu corpo

Em todas as épocas do ano é importante ter a consciência que nosso corpo é composto em sua maioria de água. Por essa razão é de extrema importância saber que devemos permanecer hidratados se queremos gozar de uma plena saúde. Mas ainda assim, quando chega o verão a essa altura do ano estamos mais despertos quando o assunto é hidratação.

Assim também já estamos cansados de ler, ver e ouvir nos meios de comunicação durante os meses mais intensos de calor a importância de manter-se hidratado. Fisiologicamente falando nosso corpo está formado em média de 60% de água . Podemos encontrá-la no interior das nossas células, no espaço entre as nossas células, no nosso sangue e em todos os outros líquidos produzidos pelo nosso organismo, como: a saliva, suor e lágrimas.

Qual a importância da hidratação?

Uma das fontes de vida segundo cientistas. A água é o componente principal do corpo humano: normalmente representa o 60% do peso corporal em homens adultos. Em contrapartida, ela é ligeiramente inferior, uns 55%, em mulheres devido a sua proporção mais alta de gordura corporal.

Esse líquido de composição simples e forte ligação química desempenha algumas funções principais que garantem o correto funcionamento do nosso organismo. Ela transporta e distribui nutrientes essenciais para as nossas células como os minerais, as vitaminas ou a glicose. Além do mais, elimina as toxinas que produzem nossos órgãos. A água também regula a nossa temperatura corporal, colabora no nosso processo digestivo e atua como lubrificante das nossas articulações.

Benefícios de manter seu corpo hidratado

Uma adequada hidratação é essencial para a saúde e o bem-estar. Toda a célula do corpo humano necessita de água. A hidratação é pilar fundamental de todas as funções fisiológicas mais básicas, como por exemplo a regulação da pressão arterial, a temperatura corporal e a digestão. A hidratação do corpo é importante para poder transportar hidratos de carbono, proteínas vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais. Desta forma, as células são capazes de produzir a energia necessária para o bom funcionamento do seu organismo.

Uma adequada hidratação é importante para um funcionamento correto do cérebro. Quando estamos adequadamente hidratados, as células do cérebro recebem sangue oxigenado e o cérebro se mantém alerta. Por essa razão a hidratação joga um papel muito importante no processo digestivo das comidas e na absorção dos nutrientes pelo sistema gastrointestinal. A água é necessária na dissolução de nutrientes para que possam ser absorvidos pelo sangue e transportados

Como nosso organismo perde água?

Nosso organismo perde água constantemente de diversas maneiras. Quando respiramos, quando suamos, quando urinamos e também quando evacuamos. Mediante essas ações o corpo perde em média uns 2 litros de água diários. Embora não perdemos unicamente água, também perdemos sódio, potássio, cálcio, flúor e outros eletrólitos

O corpo pode compensar a perda de água cotidiana de litros mediante o traslado de água interna das células para o nosso sangue. Em contrapartida, se não repomos a água que perdemos ao largo do dia começaremos a padecer dos primeiros sinais de desidratação.

Quais são os primeiros sinais da desidratação?

A desidratação ocorre quando perdemos mais líquido do que ingerimos. Por essa razão o nosso corpo não tem suficiente água e outros fluídos para funcionar com todas as suas funções normais. Se não repormos os fluídos perdidos, começaremos a sentir os primeiros sinais de desidratação. Qualquer pessoa pode desidratar-se, mas especialmente os adultos e crianças são os que mais sofrem com essa situação.

Nem sempre existe um indicador dos primeiros sinais da desidratação. Muitas pessoas, em especial os mais idosos, não sentem sede até estarem desidratados. Por essa razão é importante aumentar a ingestão de água nos períodos que façam mais calor.

Fonte: Superdicasdebeleza

O post Hidratação sua aliada no cuidado do seu corpo apareceu primeiro em O Estado CE.