Equipamento faz parte do projeto de revitalização do espaço e foi instalado na semana passada. Fonte luminosa na Lagoa da Parangaba atrai moradores do bairro ao calçadão
Camila Lima/SVM
O Bairro Parangaba, em Fortaleza, ganhou um novo ponto de encontro: uma fonte luminosa que foi instalada no calçadão da Lagoa da Parangaba, na semana passada. O equipamento conta com o atrativo feito em LED, colocado dentro d’água, próximo ao pavimento, onde pode se observar as luzes fazendo diferentes danças.
A nova atração, que fica próximo à uma das pontes da lagoa, tem atraído visitantes. A designer de moda Silvaneide Alves, é uma deles e conta que a fonte resgatou um sentimento de pertencimento, em quem é morador da região.
“Eu tenho de Parangaba o que eu tenho de tempo de vida, 43 anos. Vi muita coisa mudar por aqui. Parei de andar na calçada porque era muito perigoso, afastava a gente. Com a chegada das obras, tudo ganhou um novo ar, voltou a ser o que era antes, um ponto de encontro de famílias”, relembra.
Silvaneide também tem aproveitado o local de diversas formas, seja levando a família para uma caminhada no calçadão, ou em um momento romântico com o marido. “É lindo de ver demais, vamos eu e meu marido, fica tudo aconchegante. É muito romântico, a gente fica olhando as luzinhas e faz a gente esquecer dos problemas”, conta.
Outra cidade
A filha de Silvaneide, a química Ana Elisabely, 25, voltou a frequentar o local recentemente, pois não sentia segurança. “Era muito estranho, muito perigoso por causa da falta de iluminação. Agora, com a praça, com os aparelhos, ficou mais habitável. Então voltei a caminhar por ali”, pontua.
Ana conta que as luzes da fonte se tornaram uma atração à parte durante a caminhada, porque além de dar uma nova cara ao local, resgata o sentimento de relação da lagoa com os moradores.
“Nosso diferencial ali sempre foi a lagoa. É fresquinho, bate um vento bom. Com as luzes, fica parecendo que é de outra cidade. Parece uma dança das águas. Chamou muita gente para ver a Lagoa, gente que tinha parado de andar por ali”, aponta Elisabely. “Poderia era ter mais luzes”, brinca.
Silvaneide, apesar de estar feliz com as novas opções nos arredores, espera que o local continue recebendo novos atrativos, como . “Poderia investir em mais coisas. Colocar um pedalinho para poder dar passeio na lagoa. A luzinha já deu uma melhorada, já ficou bem chamativo”, conclui.
Intervenções no local
As intervenções incluem a urbanização da área às margens da lagoa, situada entre a Av. Américo Barreira, Rua Gomes Brasil, Rua Caio Prado, Rua Pedro Muniz e Av. Carneiro Mendonça, foram orçadas em aproximadamente R$ 4,3 milhões.
Segundo a Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos, além da intervenção na lagoa, o espaço agrupa diversas outras intervenções, desde 2019, como: ciclofaixa, brinquedopraça, pista de cooper e skate, paisagismo com o plantio de árvores e criação de jardins, campo de futebol, quadras de vôlei de praia, pracinhas e quiosques de alimentação, convivência e banheiros e uma mini areninha com grama sintética.
Fonte luminosa na Lagoa da Parangaba atrai visitantes
