Duas delas, foram encontradas trabalhando em um lixão da cidade de Quixadá nesta terça-feira (8). Foram realizadas mais de 50 ações de fiscalização contra o trabalho infantil em lixões do Ceará neste ano
Sinait/CE
Duas crianças foram encontradas trabalhando, nesta terça-feira (8), em um lixão localizado no município de Quixadá, no interior do Ceará. Uma delas conseguiu fugir ao ver a chegada dos auditores fiscais do trabalho. A outra foi resgatada e encaminhada para o Conselho Tutelar. Neste ano, 30 crianças e adolescentes foram resgatadas de lixões, dos quais 27 se encontravam nas piores formas de situação de trabalho infantil.
A criança de 9 anos resgatada nesta terça foi identificada e teve os seus dados e de sua família captados pelos auditores-fiscais do Trabalho. O Ministério Público do Ceará e o Ministério Público do Trabalho foram acionados para tomar providências junto aos responsáveis pela exploração do trabalho infantil no local. A Secretaria de Assistência Social do município também foi notificada.
De acordo o chefe da fiscalização do Trabalho do Ceará, Daniel Arêa Leão Barreto, a fiscalização do trabalho mapeou que a prática nos lixões está predominando em quase todos os municípios do estado. No total, já foram realizadas 52 ações de fiscalização desse tipo em todo o Ceará. O número de demandas para atender ocorrências desse tipo aumentou de 90, em 2019 para 654 este ano.
Fiscalização resgata 30 crianças em situação de trabalho infantil em lixões do Ceará, em 2020
