O empresário Marcelo Teixeira começou seu negócio com uma ótica em Maracanaú e hoje tem seis lojas que, juntas, empregam 39 funcionários. À frente das Óticas Emanuel, o empresário Marcelo Teixeira conta que aprendeu a primar pela qualidade de produção e o relacionamento com consumidores e colaboradores
Divulgação
“O povo cearense é muito forte e tenho certeza que, juntos, vamos superar essa crise”. Essa é a opinião do empresário Marcelo Teixeira, mas certamente poderia ser dita por qualquer um nascido e criado na terrinha. Não é de hoje que somos conhecidos pela determinação, garra e coragem para superar toda e qualquer adversidade. E enfrentar os desafios de frente e cabeça erguida sempre foi a máxima deste empreendedor por natureza.
A bem-sucedida história de Marcelo Teixeira teve início em 1992, quando ele e sua esposa, Leila Boris, abriram uma óptica na cidade de Maracanaú. Nesse período, a loja contava apenas com o casal e mais um funcionário, mas todos sempre empenhados em prosperar com o negócio. “Tivemos que ter muita determinação e persistência para não desistir. Pois as adversidades eram muitas”, explica.
A inspiração para seguir adiante vem de casa, uma vez que Leila é filha do empresário José Airton Boris Ponte, fundador das Óticas Boris, uma das lojas mais queridas do Estado. Tendo como referência e exemplo este bem-sucedido empresário, o casal aprendeu a primar pela excelência na qualidade de produção e no relacionamento com consumidores e colaboradores, trabalhando sempre com honestidade. “Mostramos aos clientes que ele vai levar para casa produtos com garantia e com referência comprava de qualidade. Não entregamos menos do que isso”, destaca.
O negócio, como não poderia deixar de ser, prosperou. Hoje, Marcelo Teixeira possui seis lojas no Ceará, a Óptica Videira, em Fortaleza, e a Ótica Emanuel, em Maranguape, Caucaia e Pecém, que oferecem aos clientes produtos como óculos de sol e de grau, além de relógios, lentes de contato, alianças, dentre outros. O desejo de crescer, como afirma o empreendedor, está diretamente associado à vontade de também proporcionar oportunidade de trabalho para as pessoas.
Atualmente, Marcelo segue acreditando no conceito de educação para todos. Prova disso é que, até hoje, as lojas investem na formação técnica profissional e superior de alto nível com toda a equipe de trabalho, através de treinamentos, cursos profissionalizante e também superior. “Mesmo no período de isolamento social, incentivamos nossos colaboradores a continuarem estudando, de forma online, para que estejam ainda mais preparados e qualificados para essa nova fase comercial”, garante.
Assim como todos os brasileiros – e o mundo inteiro – Marcelo Teixeira foi pego de surpresa com a Covid-19. Entretanto, como homem de negócio e muita fé, o empreendedor segue otimista. “Deus foi muito generoso comigo, pois um pouco antes da pandemia estava me preparando pra abrir duas novas lojas, mas não consegui fechar o aluguel no ponto que queria. Foi quando tudo começou e usei esse capital para me manter nesse período”, ressalta.
Sobre o Futuro? É claro que o casal vê tudo com bons olhos, mesmo em tempos desafiadores. Os projetos continuam e ainda são muitos, uma vez o esforço, hoje, é para aumentar ainda mais a qualidade, a produtividade e tudo que envolve o setor produtivo do Ceará. “É importante que os clientes cearenses tenham a consciência de que eles têm o melhor, tanto na qualidade de atendimento quanto em relação aos produtos, isso em todos os setores da economia. O setor do comércio, da indústria e de serviços não podem parar”, finaliza.
A história de Marcelo soma-se às de muitos outros empresários que trabalham para desenvolver a economia cearense, gerando emprego e renda para a população. Para conhecer outras histórias inspiradoras, acesse o site da campanha Compre do Ceará: https://bit.ly/3fNWRzb.
Excelência e otimismo transformaram negócio local em rede de sucesso
