Data para retorno de aulas presenciais em escolas municipais de Fortaleza ainda vai ser definida, diz SME


Secretaria Municipal da Educação (SME) informou que as estratégias de retomada vão ser definidas por comitê. A autorização para mais séries terem aulas presenciais nas escolas da Grande Fortaleza foi divulgada no sábado (19).
Thiago Gadelha/Sistema Verdes Mares
A data para o retorno de aulas presenciais em escolas municipais de Fortaleza ainda vai ser definida. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (25) pela Secretaria Municipal da Educação (SME). A pasta também disse que vai convocar um comitê de pais de alunos, representantes de profissionais da educação e da comunidade escolar para decidir as estratégias de retomada quando a data for definida.
No dia 19 deste mês, o governador Camilo Santana divulgou que a oferta de aulas presenciais seria ampliada em 1º de outubro para mais séries nas escolas da macrorregião de Fortaleza, onde as aulas já estão parcialmente autorizadas. Antes, apenas creches e pré-escolas da rede privada podiam realizar atividades presenciais. Atualmente, são permitidas aulas em mais quatro anos letivos, em escolas públicas e privadas.
Retorno
O decreto estadual que prevê o retorno das aulas presenciais em mais etapas de ensino afirma que, a partir do dia 1º de outubro, podem voltar às instituições, com até 35% da capacidade:
1º e 2º anos do ensino fundamental
9º ano do ensino fundamental
3º ano do ensino médio e educação profissionalizante
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
A retomada, no entanto, vai ser analisada pelos municípios e pelas próprias instituições de ensino. Oito municípios da Grande Fortaleza já decidiram que as aulas presenciais só devem ser retomadas em 2021.
Na manhã desta sexta-feira (25), o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará (Sindiute) promoveu uma manifestação simbólica, em frente ao Paço Municipal, sede da Prefeitura de Fortaleza. O ato pediu a revogação do retorno das aulas presenciais na capital cearense, previsto para o dia 1° de outubro. Totens de papelão foram utilizados para representar profissionais sindicalizados e, dessa forma, evitar aglomerações.
Infográfico mostra os sintomas da Covid-19
G1
Initial plugin text

By Acontece Ceará

Veja Também!