Isso mesmo. O programa Qualidade de Vida para o Idoso, iniciativa do deputado Bruno Pedrosa (Foto), tem como objetivo disponibilizar atividades e atendimentos especializados a essa população, estimular o protagonismo e a valorização dos idosos, prevenir e reduzir os riscos de doenças e também atender os grupos em condição de vulnerabilidade. Por meio do projeto de lei 16/2019, aprovado pela Assembleia Legislativa, Bruno Pedrosa propõe o desenvolvimento de atividades e atendimentos especializados nas áreas de educação, atividades física e esportiva, nutrição, Psicologia, cultura e lazer no âmbito do estado do Ceará.
Saiba mais
De acordo com o deputado Bruno Pedrosa, os processos relacionados ao envelhecimento exigem a adoção de medidas que possam ser efetivas para os idosos. “A persistência dos desafios, considerados relevantes, impõem a tomada de decisão e efetivação de políticas públicas resolutivas, tendo em vista o crescimento significativo e de forma célere da população idosa, o nível socioeconômico e educacional baixo e a elevada prevalência de doenças crônicas e incapacitantes”, enfatizou.
Por que o programa?
O parlamentar do PP justificou que o projeto criando o programa “Qualidade de Vida para o Idoso”, contempla os senis em todo o Ceará. Ressalta que o programa foi elaborado a partir da compreensão do necessário investimento numa forma preventiva ampla de atuação que promova, mantenha e recupere a saúde, além de reduzir incapacidades e agravos.
No País
“No Brasil, de acordo com estudos e pesquisas do IBGE, o número de pessoas com idade acima de 60 anos passou de 3 milhões, em 1960, para 7 milhões, em 1975, e 14 milhões, em 2002, alcançando mais de de 20 milhões em 2010. De lá pra cá, não sabe, mas é provável que o número seja ainda maior, necessitando, portanto, de mais apoio e melhor assistência dos nossos governos. “Estamos fazendo a nossa parte”, enfatizou.
Eleições 2020
Aguardem, pois, brevemente, estarei trazendo informações detalhadas acerca do posicionamento político do deputado Bruno Pedrosa, com relação ao pleito eleitoral em Nova Russas. Por enquanto, apenas duas dicas: Bruno, que era tido como candidato a prefeito pelo PP, não será. E, em termos locais, firmou pacto com o deputado federal Júnior Mano, do PL, que tem a sua esposa como candidata à sucessão municipal. Fiquem atentos,
Curso de Libras
Uma notícia que antecipamos, há vários dias, se concretizou. O Instituto Centec, promoveu recentemente, para ser mais preciso, no último dia 23, de forma remota, a cerimônia virtual para encerramento das três primeiras turmas do Curso de Formação Básica em Libras, com 60 alunos. Foi a primeira vez que a instituição ofereceu capacitação de forma virtual, com o objetivo de promover a inclusão da pessoa com deficiência por meio de aulas para ouvintes. Segundo revelou ao “Política Especial”, na AM Cidade 860, o presidente do Instituto Centec, Silas Barros Alencar, o projeto do Curso de Libras garante inclusão social aos municípios beneficiados. Dessa feita, foram nove em várias regiões do Ceará.
Dia importante
O livro Agenda de Eventos, do saudoso jornalista Luciano Diógenes, destaca que, nesta segunda-feira (28), lembra-se a fundação da Associação dos Lojistas do Mercado Central de Fortaleza (Almec), em 1974; a criação dos municípios de: Acopiara, em 1921; de Palmácia, em 1957, e de Redenção, em 1868. Dentre tantos aniversariantes do dia, o livro lembra os de: Antônio Siebra Lima, que foi diretor do antigo Banco do Estado do Ceará (BEC); do jornalista José Lopes Vasconcelos, meu ex-colega nos meus tempos de jornal O Povo, e o Delegado de Polícia Civil, Adilberto Leite Gomes.
O post Bruno Pedrosa quer mais apoio aos idosos apareceu primeiro em O Estado CE.