Alegria, comunhão e fé marcam retorno das missas presenciais em Fortaleza


Fiéis ficaram cinco meses sem ter as celebrações de forma presencial nas igrejas por conta da pandemia da Covid-19. Templos religiosos devem tomar medidas para evitar o contágio e aglomerações. Na igreja São Vicente de Paulo, no Bairro Dionísio Torres, cerca de 90 fiéis participaram da primeira missa.
Helene Santos/Sistema Verdes Mares
Muita fé, comunhão e alegria marcaram a volta das missas presenciais nas igrejas católicas de Fortaleza. Após cinco meses com celebrações virtuais, os fiéis puderam retornar presencialmente neste sábado (5). A reabertura das igrejas católicas na capital e mais 30 cidades foi comunicada na última quinta-feira (27) em circular assinada pelo arcebispo da Capital, Dom José Antônio Tosi Marques.
Na igreja São Vicente de Paulo, no Bairro Dionísio Torres, 90 pessoas participaram da primeira missa às 6h, de acordo com Pe. Raimundo Neto, pároco do templo, que celebrou a missa. Ele falou sobre a felicidade de ter os fiéis na igreja novamente.
“Foi uma experiência muito especial. Um momento de muita alegria. Foi possível observar a alegria e satisfação nos rostos dos fiéis. Estavam todos felizes em retornar para a casa de Deus. Foi muito positivo e estou muito feliz pelo retorno”, afirmou.
Na entrada, fiéis receberam assepsia nas mãos com álcool em gel e foi feita a aferição corporal.
Helene Santos/Sistema Verdes Mares
Missas presenciais retornam neste sábado em Fortaleza; confira horários das celebrações
Pe. Neto falou também dos cuidados que a igreja teve com os fiéis. “Nossa igreja pode receber até 240 pessoas, mas veio 90. Essas pessoas antes da entrada receberam assepsia nas mãos com álcool em gel e nossos colaboradores realizaram a aferição corporal dos fiéis para que tudo fosse perfeito como realmente foi”, disse.
A aposentada Mazé Colares, 80, participou da missa na São Vicente de Paulo. Ela conta que o momento foi de muita emoção. “Foi tudo perfeito. Tudo bem organizado. E pelo que vi, todos estavam emocionados com a volta. Foi muito ruim ficar longe durante tanto tempo. A celebração foi emocionante, muito gratificante estar de volta”, afirmou.
Ela também destacou a organização no momento da entrada dos fiéis. “Muita organização. Logo quando entrei me orientaram a ir para um lugar respeitando o distanciamento social. Não foi preciso ninguém sair do seu lugar. Foi tudo perfeito”, disse.
Santuário de Nossa Senhora de Fátima, na Avenida 13 de Maio, na manhã deste sábado (5).
Helene Santos/Sistema Verdes Mares
No Santuário Nossa Senhora de Fátima, na Avenida 13 de Maio, uma das igrejas mais frequentadas por fiéis católicos em Fortaleza, o momento também foi de alegria. São permitidos até 250 fiéis por celebração, sendo três em cada banco. Os fiéis participaram da primeira missa e os cuidados antes do início da celebração foram realizados com a utilização de álcool em gel e aferição corporal.
Segurança nas missas
Momento de oração no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, na Avenida 13 de Maio.
Helene Santos/Sistema Verdes Mares
Os espaços religiosos devem disponibilizar frascos com quantidade suficiente de produtos desinfetantes para todos que adentrarem o ambiente, não podendo haver exceções. As portas de entrada devem permanecer abertas para evitar o contato com puxadores e maçanetas e, assim, diminuir a possibilidade de propagação do vírus.
O recolhimento das ofertas ou dos dízimos ocorrerá ao final das celebrações religiosas pela equipe responsável, não devendo acontecer durante a apresentação das oferendas.
Nas paróquias com espaços mais amplos é permitido uma maior congregação de fiéis. No entanto, o distanciamento social mínimo de 2 metros e as orientações de prevenção devem continuar sendo seguidas. “A regra do distanciamento não se aplica a pessoas da mesma família ou que vivam na mesma casa”, alerta o documento da Arquidiocese.
Os ritos fúnebres para vítimas da Covid-19 devem ocorrer com limitação de presentes, tanto de familiares, quanto do corpo religioso. A passagem pode ser feita do lado de fora da igreja com a urna no carro da funerária.
Outras medidas tomadas para evitar o contágio e aglomerações:
Aumento no número de celebrações eucarísticas nas paróquias, a depender do espaço;
Uso de sistema de controle, como senhas, para o atendimento nas secretarias paroquiais;
Comunhão eucarística distribuída na mão;
Retirada da máscara só deve ser permitida durante a recepção da sagrada comunhão eucarística;
Sacerdotes idosos ou do grupo de risco podem se abster de distribuir a comunhão;
Substituição dos beijo do altar e do evangelho para uma inclinação;
Sacerdotes e diáconos podem proclamar o evangelho e fazer a homilia sem o uso da máscara, utilizando o próprio microfone e seguindo o distanciamento social;
Em celebrações do batismo, a água não deve ser reutilizada após o uso.
Fase 4 da retomada
Fortaleza segue na quarta fase de retomada da economia. Comércios, restaurantes, academias, transporte público e outros serviços já retornaram parcialmente às atividades. Veja como está a etapa atual na capital cearense:
Funcionamento dos shopping centers das 12 às 22h;
Restaurantes e barracas no período noturno, até 23h;
Horário de encerramento dos salões de beleza às 20h;
Operação de ônibus e veículos de fretamento e turismos com a capacidade total, respeitando os protocolos do setor;
Realização dos jogos dos clubes cearenses nos Campeonatos Brasileiros Série A, C e D e Copa do Brasil, respeitando os protocolos do setor;
Atividades religiosas (50% da capacidade);
Academias (com 30% da capacidade).
Covid-19 no Ceará
O Ceará chegou, nesta quinta-feira (3), a 221.828 casos confirmados de Covid-19 e 8.563 mortes mortes em decorrência da enfermidade, segundo a plataforma IntegraSUS, atualizada pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) às 20h08. Há 194.827 pessoas recuperadas da doença. Fortaleza continua sendo a cidade com números mais expressivos durante a pandemia, totalizando 47.408 casos e 3.805 óbitos pela doença.
Infográfico mostra as formas de transmissão da Covid-19
G1
Initial plugin text

By Acontece Ceará

Veja Também!