Atendimento deve ser agendado pela internet ou pelo telefone 135. O atendimento presencial de perícia médica foi retomado em nove agências do INSS do Ceará
Arnaldo Araújo/SVM
h
Cinco agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Ceará retomaram o atendimento presencial da perícia médica nesta segunda-feira (28) e, agora, o Estado tem nove agências ofertando o serviço.
Os médicos peritos voltaram às atividades nas unidades dos bairros Centro e Edson Queiroz, em Fortaleza, de Caucaia, na Região Metropolitana, e das cidades de Juazeiro do Norte e Barbalha, na Região do Cariri, nesta segunda-feira.
A agência do Bairro Messejana, na capital, foi a primeira e retomar a perícia médica em atendimento presencial, na quarta-feira (23). Conforme o INSS, as unidades das cidades de Crateús, Sobral e Viçosa do Ceará também funcionam com o atendimento dos peritos.
‘Um mês chegando contas’
O porteiro Valzenir Farias foi um dos beneficiários com perícia agendada que foram à agência do Bairro Edson Queiroz nesta segunda-feira (28). Ele teve o auxílio indeferido e precisa reativar o benefício. “Passou um mês chegando as contas, e eu sem pagar, então, tenho que correr atrás”, afirmou Farias.
Ele conta que recebeu uma ligação do INSS para fazer o cadastro e marcou a perícia pela internet. “Foi pelo site. Não é muito fácil, às vezes dá um probleminha, mas a gente tem que ficar tentando”, conta o porteiro.
Filho paraplégico
A manicure Vânia Amora foi até a agência representando o filho que ficou paraplégico após ser baleado. Vânia afirma que vai tentar remarcar a perícia, agendada para esta segunda-feira, pois o filho não conseguiu ir devido a dores intensas.
A supervisora escolar Dulce Maria Cândido foi até a agência do INSS para acompanhar a sobrinha, que tenta realizar a perícia médica há cerca de cinco meses. “Estava sendo sempre renovado, mas acredito que hoje vai dar certo, estava agendado”, conta.
Conforme o INSS, a unidade do Bairro Edson Queiroz tem cerca de 50 atendimentos de perícia agendados para esta segunda. Na agência do Bairro Centro, a expectativa é que ocorram 44 atendimentos. Na unidade de Caucaia, estão agendadas dez perícias médicas.
A capacidade diária de perícias depende da quantidade de médicos na agência, explica o órgão. Cada médico perito realiza, em média, doze avaliações por dia.
Beneficiários realizam perícia médica na agência do INSS do Bairro Edson Queiroz, em Fortaleza
Arnaldo Araújo/SVM
Retomada das perícias
O atendimento presencial das agências do INNS voltou em 14 de setembro, mas a ANMP apontou problemas que impediam o trabalho dos peritos, entre eles, a insuficiência de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), álcool em gel 70% e a impossibilidade do cumprimento de distanciamento social exigido, já que os espaços eram pequenos.
O Ministério da Economia publicou na sexta-feira (18) um edital de convocação imediata para que peritos médicos federais e supervisores médico-periciais voltassem a atender nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Após impasses entre a ANMP e o INSS, as perícias voltaram a ser realizadas gradualmente a partir da última segunda-feira (22).
Uma decisão da Justiça Federal do Distrito Federal de quarta-feira (23) chegou a suspender a volta do trabalho presencial de peritos médicos. Mas na quinta-feira (24), o Tribunal Regional Federal da 1ª Região suspendeu a liminar.
Na sexta-feira (25), o Tribunal de Contas da União (TCU) deu prazo de cinco dias para que o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) elabore um protocolo a fim de realizar perícias médicas com o uso de telemedicina.
Agendamento
Os beneficiários podem realizar consultas sobre os atendimentos no Meu INSS ou pelo telefone 135. Conforme a Previdência Social, mesmo nas agências que ainda não retomaram as perícias, estão sendo ofertados atendimentos de serviço social, reabilitação profissional, cumprimento de exigência, justificação administrativa e monitoramento operacional de benefícios.
Também é possível solicitar a antecipação do auxílio doença e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) até 31 de outubro. Uma portaria do INSS estabelece o pagamento de R$ 600 para beneficiários do BPC e de um salário-mínimo (R$ 1.045) por mês para o auxílio-doença, sem necessidade de perícia médica. As antecipações serão pagas até o final do ano.
Cinco agências do INSS no Ceará retomam perícia médica presencial nesta segunda; nove oferecem o serviço
