
Segundo o INSS, as agências de Fortaleza passaram por sanitização completa depois da visita de um representante do sindicato dos servidores que estava contaminado com Covid-19. Agências do INSS reabrem nesta segunda-feira (21).
José Leomar/SVM
Vão reabrir, nesta segunda-feira (21), as quatro agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Fortaleza que haviam sido fechadas devido à suspeita de que servidores do órgão tivessem sido expostos ao novo coronavírus. As unidades haviam retomado às atividades presenciais na segunda-feira (14), com reclamação de beneficiários que relataram não terem obtido atendimento.
Em novo comunicado, o INSS afirmou que uma pessoa infectada e que faz parte do sindicato dos servidores visitou as quatro agências entre os dias 10 e 14 de setembro. Contudo, ela não faz parte do quadro de ativos do Instituto. As unidades de Fortaleza passaram por sanitização depois da passagem do representante sindical.
O INSS informou que foram seguidos todos os protocolos sanitários, como higienização constante das agências e afastamento de servidores que tiveram contato por mais de 15 minutos e a menos de um metro de pessoas com suspeita ou confirmação de infecção, cumprindo o isolamento recomendado pelas autoridades de saúde até que seja descartada possível infecção.
Segundo o INSS, as unidades que voltarão ao atendimento presencial estão aptas e seguras para servidores e segurados. São elas as unidades dos Bairros Água Fria, Centro, Aldeota e Messejana. Para o INSS, “a saúde de servidores e segurados é prioridade para a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e para o INSS, que manterão constante monitoramento das unidades.”
Serviços ofertados
Conforme a Previdência Social, os serviços oferecidos (serviço social, reabilitação profissional, cumprimento de exigência, justificação administrativa e Monitoramento Operacional de Benefícios) serão remarcados, e os servidores ficarão trabalhando em casa, “sem prejuízo para novos pedidos de benefício e atualizações das prestações já pagas”.
Já a perícia médica segue suspensa, e atendimentos já agendados precisam ser remarcados.
Os agendamentos que já haviam sido feitos para as agências de Parquelândia, em Fortaleza, e nas demais cidades do Ceará abertas na segunda-feira (14), não foram alterados, garantiu o órgão.
Reagendamento e atendimento a distância
Para fazer o reagendamento, as equipes de Serviço Social e Reabilitação Profissional disponibilizaram como apoio a segurados os seguintes telefones:
Serviço Social: (85) 3255-7457 e 3255-7667
Reabilitação: 3255-7556 (Centro) e 3255-7683 (Fortaleza-Sul)
Agência Messejana: 99809-7465 e 99815-7025
Seguem ofertados a distância 90 serviços de requerimentos, atualizações, consultas e anexos de Cumprimento de Exigências e atestado médico para Perícia Médica online, pelo aplicativo Meu INSS ou telefone 135. Dúvidas de acesso ao Meu INSS podem ser resolvidas pelos tutoriais e atendente virtual no site do INSS, além do WhatsApp (61) 9638-8396.
Quatro agências do INSS que foram fechadas em Fortaleza após suspeita de Covid-19 nas unidades reabrem na segunda, 21
