EUA: policial é demitido após dar socos em negro

Um policial branco foi demitido nesta segunda (14) após a divulgação de um vídeo no qual aparece socando o rosto de um homem negro durante abordagem na sexta (11) no estado da Geórgia, nos EUA. Roderick Walker, 26, fazia uma viagem por meio de aplicativo de transporte junto com a namorada, Juanita Davis, o filho de 5 meses e o enteado quando o carro foi parado devido a uma lanterna traseira quebrada.

Apesar de não estar dirigindo, os agentes pediram que ele apresentasse documentos. Quando questionou a ação, os policiais ordenaram que saísse do carro, enquanto mais viaturas chegavam ao local. Momentos depois, Walker estava no chão. No vídeo, publicado pelo advogado de direitos civis Benjamin Crump, é possível ver dois policiais brancos em cima de Walker, que diz não conseguir respirar -mesma frase dita por George Floyd, homem negro asfixiado por policial branco em Minnesota e cuja morte deu início a protestos antirracismo nos EUA.

Mesmo imobilizado, Walker é agredido várias vezes no rosto por um dos agentes, enquanto sua namorada grita para que saiam de cima dele. Quando os policiais finalmente se levantam, ele está inconsciente. O homem foi algemado e preso, acusado de agressão e obstrução do trabalho policial. No vídeo, um dos oficiais diz que Walker mordeu a mão dele, o que Davis nega. “Policiais de Clayton, na Geórgia, pararam um motorista do [aplicativo] Lyft, mas agrediram o passageiro negro”, escreveu Crump ao publicar o vídeo no Twitter.

“Os agentes colocaram seu rosto no asfalto e o socaram várias vezes por não ter identificação. Inacreditável… Outro homem negro dizendo ‘não consigo respirar’ enquanto é asfixiado pela polícia!” Em anúncio nesta segunda (14), a polícia do condado de Clayton disse que o policial que agrediu Walker foi demitido por “uso excessivo de força” e que o caso será encaminhado à procuradoria do condado.

O post EUA: policial é demitido após dar socos em negro apareceu primeiro em O Estado CE.

By Samanta Abdala

Veja Também!