65% de casos confirmados de Covid-19 entre estudantes estão na faixa etária de 15 a 19 anos


Os municípios com mais casos registrados na categoria são: Juazeiro do Norte, Sobral, Fortaleza, Crato e Tianguá. Em contrapartida, o número de óbitos de estudantes soma apenas 3, e nenhum é contabilizado na faixa etária de 15 a 19 anos
Camila Lima/Sistema Verdes Mares
O número de estudantes infectados pelo novo coronavírus no Ceará é de, pelo menos, 4.575, acumulados desde o início da pandemia. Os dados retirados da plataforma digital IntegraSUS, gerida pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), mostram que cerca de 65% desses discentes estão na faixa etária de 15 a 19 anos. Os números são referentes a atualização das 17h19, de terça-feira (8).
No Ceará, já são contabilizados 222.884 casos confirmados da Covid-19 e 8.588 vidas perdidas para a doença. O Estado sustenta uma taxa de letalidade de 3,9% e já soma 197.775 recuperados do novo coronavírus.
Apesar das aulas presenciais estarem suspensas desde março, e sem a previsão da retomada integral das atividades, 2.984 em alunos entre 15 e 19 anos foram infectados pelo vírus Sars-Cov-2. Esse número representa 65,5% dos mais de 4 mil estudantes infectados pelo vírus.
Em seguida, a faixa etária que mais apresenta diagnósticos positivos para o novo coronavírus, entre os estudantes, é entre 20 e 24 anos, registrando 457 casos.
Cadeia de transmissão
Os dados apontam preocupação para a infectologista do Hospital São José, Melissa Medeiros, porque apesar do não agravamento de casos na população mais jovem, eles mantêm a cadeia de transmissão da Covid-19 ativa. “Eles vão transmitir um para o outro, e eventualmente vai atingir populações mais velhas que são suscetíveis a [formas] mais graves [da doença]. E embora eles tenham uma menor gravidade e letalidade, a gente vai aumentar os níveis de atendimento também”, enfatiza Medeiros.
A médica também destacou que jovens nessas faixas etárias têm demonstrado desprezo pelas normas de segurança sanitárias impostas pela pandemia, já que se destacavam nos registros de praias lotadas no último final de semana. “Parece que a pandemia acabou e isso não é verdade, a gente ainda está vivendo sobre sistema de alerta. Então essa sobrecarga de pessoas é ruim, mas se torna pior porque são aglomerados sem utilização de máscara. A gente quebra duas das principais regras”, aponta.
Municípios em destaque
Além de Juazeiro do Norte, outros municípios em destaque quanto ao número de estudantes contaminados são Sobral, na Região Norte, com 283 casos confirmados entre estudantes; Fortaleza, com 261 diagnósticos positivos; Crato, com 184 estudantes infectados e Tianguá, localizado na Microrregião da Ibiapaba, que soma 124 casos confirmados na categoria.
Em contrapartida o número de óbitos se mantém mínimo, desde o início da pandemia a categoria de estudantes soma apenas 3 óbitos, e nenhum é contabilizado na faixa etária de 15 a 19 anos, a mais infectada.
Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença
Foto: Infografia/G1

By Acontece Ceará

Veja Também!