Ceará lidera, pela segunda vez consecutiva, ranking de transparência em contratações emergenciais durante pandemia


A Transparência Internacional Brasil avaliou, entre os dias 24 e 31 de agosto, os portais de 26 governos estaduais, do Distrito Federal, das capitais e do governo federal. Ceará lidera, pela segunda vez, ranking de transparência em contratações emergenciais durante pandemia
Divulgação/ Transparência Internacional Brasil
O Ceará obteve nota máxima, pela segunda vez consecutiva, em transparência nos contratos emergenciais para o enfrentamento à pandemia da Covid-19, segundo aponta o ranking divulgado nesta terça-feira (1º) pela Transparência Internacional Brasil. Também com nota máxima estiveram Alagoas, Espírito Santo e Rondônia.
Em julho deste ano, o Estado já havia obtido nota máxima em transparência, empatando em primeiro lugar com Espírito Santo e Rondônia, outras duas unidades da federação que obtiveram nota 100 no ranking.
Entre as capitais do Brasil, Fortaleza também obteve nota “ótima”, como aponta o ranking, com 96 pontos. A capital cearense aparece em quarto lugar em transparência, embora outras oito cidades também apareçam à frente, algumas delas empatadas, com boa colocação no ranking.
Avaliação
A Transparência Internacional Brasil avaliou, entre os dias 24 e 31 de agosto, os portais de 26 governos estaduais, do Distrito Federal, das capitais e do governo federal.
O objetivo, conforme o ranking, foi verificar se os portais institucionais traziam informações sobre contratações emergenciais de forma fácil e ágil. O ranking qualifica os estados com pontuação de 0 a 100, em que os mais transparentes são aqueles que mais se aproximam da nota máxima.
“O resultado do ranking reflete o compromisso que a equipe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE) tem com o cidadão, de tornar a consulta dos recursos aplicados na pandemia cada vez mais simples, clara e acessível. Este resultado é o êxito desse trabalho”, destaca o secretário de Estado Chefe da CGE, Aloísio Carvalho.
A avaliação da Transparência Internacional Brasil passou a acompanhar também doações, programas de estímulo econômico e medidas de proteção social.
“O Estado do Ceará mais uma vez atingiu nota máxima, cumprindo os 46 critérios avaliados na metodologia. Um dos pontos a serem destacados nessa rodada de avaliação foi o aumento no grau de transparência exigido, para levar mais informações à sociedade acerca de todas as contratações feitas durante o período de pandemia”, ressaltou o secretário executivo da CGE, Marconi Lemos.
Conforme o secretário, foram avaliados itens como doações recebidas, programas de estímulo econômico, e medidas de proteção social.
Todos os dados sobre a pandemia são disponibilizados nas plataformas Ceará Transparente e Integrasus.

By Acontece Ceará

Veja Também!