O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (3) que os EUA irão assumir a administração da Venezuela temporariamente, até que seja realizada uma transição considerada “adequada, justa e legal”. A declaração foi feita durante um pronunciamento oficial em que Trump detalhou a operação militar norte-americana que resultou na captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro e de sua esposa.
Segundo Trump, o objetivo é conduzir a Venezuela a um novo processo político. “Nós iremos administrar o país temporariamente até garantir uma transição adequada. Queremos liberdade e justiça para o povo venezuelano”, afirmou o presidente durante o discurso.
A declaração surge após meses de especulações sobre a intensificação da presença militar dos EUA na região do Caribe. Trump revelou que as forças americanas realizaram ataques a pontos-chave em Caracas e capturaram Maduro e sua esposa, levando-os para Nova York em um navio de guerra.
Além da questão política, Trump também anunciou que empresas petrolíferas dos Estados Unidos atuarão na Venezuela. Grandes companhias investirão bilhões de dólares para recuperar a infraestrutura do setor de petróleo venezuelano e gerar lucro para o país, afirmou o presidente.
Trump ressaltou que a indústria de petróleo venezuelana teve participação americana no passado e foi “tomada” pelo regime socialista. A administração temporária dos EUA na Venezuela também incluirá a reorganização institucional do país, com decisões sobre o futuro político venezuelano ainda em discussão.
