Em seus 84 anos, acontecimentos históricos foram temas de matérias

A primeira grande cobertura de âmbito internacional que pode ser citado é a rendição do Japão, dando encerramento a segunda guerra mundial. O jornal O Estado detalhou dia após dia os acontecimentos que anteciparam a rendição no mês de agosto de 1945. Desde de encontros políticos, avisos do presidente americano Harry S. Truman ao governo japonês e as destruições causadas pela recente bomba atômica. Na data de 7 de agosto, um dia após o primeiro ataque da nova arma a cidade de Hiroshima, O jornal O Estado relatava em uma das suas páginas, as ameaças feitas pelo os americanos caso o Japão não se rendesse. Com o título “Bombas Atômicas” e lide “O Japão será arrasado pela mais destruidora arma do mundo “, o texto também narrava o gasto e poderio da nova criação que iria destruir alguns dias depois a cidade de Nagasaki.

“WASHINGTON, 6 – O Japão será virtualmente arrasado pelas poderosas bombas atômicas norte-americanas se não se render. Esta notícia foi revelada diante das declarações do presidente Truman sobre o poderio destruidor desta arma, duas mil vezes mais destruidora do que a “arrasa quarteirão” de 10 toneladas. Mais de dois milhões de dólares foram empregados nas pesquisas científicas com está arma, garantindo o êxito do invento científico “.

Inauguração de Brasilia

Outro grande evento da qual o jornal divulgou foi a eleição de Juscelino Kubitschek e a inauguração de Brasília em 1960. O Estado descreveu como o acontecimento da nova capital foi recebida por diversos jornalistas ao redor do globo, com uma atenção especial ao Daily Telegraph de Londres. “Imprensa mundial exalta a epopeia de Brasília! “dizia o título datado de 19 de abril de 1960 na primeira página , onde abaixo o lide apontava a recepção da publicação Britânica “Nenhum país poderá realizar jamais obra semelhante em tão curto prazo, diz Daily Telegraph de Londres “. Bem acima da matéria, no começo da primeira capa era possível ver o nome de Themistocles de Castro e Silva e Carlos D”alge, respectivamente Diretor e Redator-Chefe do jornal na época.
No âmbito estadual, no mesmo mês, o jornal fazia a cobertura da entrega do cheque de quatro milhões enviada pelo governador do Rio, Roberto Silveira, ao governador do Ceará Parsival Barroso, em ajuda aos flagelados do rompimento da barragem do açude Orós no vale do Jaguaribe.
Seguindo o pensamento do jornalista Venelouis Xavier Pereira, presidente de O Estado a linha do jornal sempre defendia as liberdades individuais e era totalmente contra ao período da ditadura.

Diretas Já

Defensor das Diretas Já, o jornal O Estado fez variadas matérias sobre o tema. Como a manifestação que reuniu milhares de pessoas na Praça José de Alencar com a presença de Ulisses Guimarães, Tancredo Neves, Paes de Andrade, artistas globais e outras personalidades nacionais e locais.
Jornalistas que faziam parte de sua equipe estiveram presentes em grandes acontecimentos que ocorreram em Brasília e no mundo. Foi o primeiro jornal local a ter correspondente em Brasília acompanhado o dia á dia do Congresso Nacional. Enviou jornalista para a coroação da rainha Elizabethe, quando a entrevistou. Cobriu a morte de Lady Dayna, as posses de Obama, dos papas como de João Paulo II e de Francisco.
Matérias sobre economia, política e esporte foram destaques em suas edições. Preocupação com O Meio Ambiente e Sustentabilidade , Direitos dos Cidadãos f temas dos cadernos Estado Verde e Direito e Justiça.
Atualmente o Jornal Estado está a todo instante atualizando suas noticias em suas redes sociais e em seu portal.

O post Em seus 84 anos, acontecimentos históricos foram temas de matérias apareceu primeiro em O Estado CE.

By Acontece Ceará

Veja Também!