Iniciativa compila conhecimento de oito comunidades e lista 103 espécies vegetais com uso medicinal
Em 2024, a Renova Energia comemora uma década de lançamento do livro “Plantas Medicinais: Sabores Tradicionais”, uma obra que simboliza o compromisso do Programa de Resgate dos Saberes Tradicionais do Uso de Plantas Medicinais, criado pela Renova Energia. Este marco celebra a valorização dos conhecimentos ancestrais e a preservação da sabedoria popular sobre o uso das plantas medicinais, promovendo saúde, bem-estar e sustentabilidade para as comunidades locais. Ao longo desses 10 anos, a iniciativa tem fortalecido o vínculo entre tradição e ciência, garantindo que os saberes de gerações sejam preservados e compartilhados, inspirando práticas sustentáveis e enriquecendo a cultura das comunidades.
O programa foi implementado na região do semiárido baiano, que desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das energias renováveis, especialmente solar e eólica. Essa área enfrenta desafios climáticos e socioeconômicos, e o programa visa preservar os conhecimentos tradicionais transmitidos ao longo das gerações, que estão em risco de extinção devido às mudanças sociais e à urbanização crescente. Muitos habitantes do semiárido, especialmente os mais velhos, ainda possuem saberes sobre o uso de ervas e plantas medicinais para tratar doenças e promover a saúde. No entanto, esse conhecimento não havia sido adequadamente registrado ou compartilhado com as gerações mais jovens.
“Desde que chegamos na região, nossa preocupação foi contribuir para o desenvolvimento sustentável de toda essa área e investir em projetos identificados como importantes pela própria população local e a preservação dos conhecimentos medicinais ancestrais era uma preocupação da comunidade, então decidimos catalogar esse conhecimento em um livro”, conta o cofundador e acionista da Renova Energia, Renato Amaral.
Entre setembro e outubro de 2011, foram apurados conhecimentos junto a moradores das comunidades de Arapuá, Lagoa do Felix Pereira, Capão, Brejo, Beira Rio, Pajeú de Josefino, Brejo dos Padres e Gado Bravo. Ao todo, foram mencionadas 103 espécies vegetais com uso medicinal, das quais 84 são nativas da região, como o alcaçuz, o barbatimão, o pequi e a aroeira, dando origem ao livro que foi publicado em novembro de 2014.
“A maioria dos entrevistados têm idade superior a 60 anos e aprendeu a usar as plantas medicinais nativas com antepassados e encontra dificuldade em transmitir o conhecimento às novas gerações”, explica Renato.
Além da publicação, o Programa de Resgate dos Saberes Tradicionais sobre o Uso de Plantas Medicinais também promoveu o cultivo e a preservação dessas plantas para fins medicinais, oferecendo assistência técnica e extensão rural aos agricultores, incentivando a continuidade dessas práticas.
Renova Energia
Fundada em 2001, a Renova Energia é uma companhia pioneira na geração de energia elétrica renovável no Brasil, com atuação nas fontes eólica e solar. Possui plantas em operação na Bahia e um amplo portfólio de projetos em desenvolvimento em áreas espalhadas pela região nordeste. A empresa tem como missão promover a transição energética para um futuro sustentável, investindo em projetos sociais e ambientais, buscando gerar valor para seus acionistas por meio de uma gestão responsável e transparente.